Saúde de Valinhos tem 18 casos de coronavírus
O prefeito Orestes Previtale Júnior disse que a Prefeitura está preocupada com a evolução da doença, mas também com o cenário da economia na cidade
Prefeitura de Valinhos prorrogou a quarentena na cidade para conter o avanço do coronavírus. Prevista antes para terninar no dia 22 de abril, ela agora vai até 10 de maio. Com isso, apenas estabelecimentos considerados essenciais podem abrir as portas.
A decisão segue as determinações do decreto do Governo do Estado de São Paulo, que já anunciou a prorrogação do isolamento até 10 de maio, e atende também notificação do Ministério Público Estadual (MPE).
Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, José Luiz Garavello Júnior, a prorrogação da quarentena é baseada em questões técnicas, resultado de análises e avaliações de especialistas em saúde, inclusive os profissionais da Secretaria da Saúde de Valinhos, e segue recomendação da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.
"A Prefeitura foi notificada pelo Ministério Público local a obedecer estritamente o decreto estadual, que determinou quarentena até o dia 10 de maio. O procurador geral de Justiça do Estado encaminhou notificação a todos os municípios paulistas para que o decreto seja obedecido”, explicou Garavello Júnior.
O secretário lembrou ainda que algumas cidades optaram, na última semana, pela abertura do comércio à revelia do decreto estadual. “Essas cidades foram obrigadas a voltar atrás, notificadas pelo Ministério Público ou pelo próprio Governo Estadual”, apontou.
O prefeito Orestes Previtale Júnior disse que a Prefeitura está preocupada com a evolução da doença, mas também com o cenário da economia na cidade. “Estamos juntos, todos preocupados, mas adotando as medidas que consideramos as melhores para que nossa população sofra o menor impacto nesta crise, Neste momento é hora de poupar vidas. Estamos preocupados com a economia, mas temos de sair fortes desta crise para recuperar o tempo depois”, afirmou.
Quarentena
A quarentena em Valinhos foi decretada no dia 23 de março. No dia 8 de abril, foi publicado novo decreto ampliando a quarentena para o dia 22 deste mês. Nesta segunda (20), a quarentena foi prolongada até dia 10 de março.
O objetivo do decreto é seguir as mesmas determinações do Governo Estadual no que se refere à abertura de estabelecimentos de comérico, indústria e serviços.
A relação das atividades que podem e não podem abrir pode ser consultada no site do Governo do Estado: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/quarentena/.
Paiquerẽ tem cinco pacientes contaminados
O bairro Paiquerê continua registrando o maior número de casos confirmados de coronavírus em Valinhos. Dos 18 pacientes com resultado positivo para a doença até esta segunda-feira (20), cinco são de moradores da região.
Jardim Pinheiros e Vila Embaré têm três casos positivos de coronavírus cada. A cidade ainda tem registros positivos de Covid-19 nos bairros Vila Angeli, Jardim Santa Helena, Jardim Nova Palmares, Jardim Nova Palmares 2, Jardim Recanto, Vila Olivo, Vila Faustina 2.
Veja lista completa dos 18 casos confirmados de Covid-19 em Valinhos:
- 5 no Jardim Paiquerê
- 3 no Jardim Pinheiros
- 3 na Vila Embaré
- 1 no Jardim Recanto
- 1 no Jardim Santa Helena
- 1 no Jardim Nova Palmares
- 1 no Jardim Nova Palmares 2
- 1 na Vila Olivo
- 1 na Vila Angeli
- 1 na Vila Faustina 2
Entre os 18 casos confirmados da doença, três pacientes morreram, homens acima de 60 anos de idade. Os outros 15 pacientes se recuperaram da contaminação.
Valinhos tem, nesta segunda (20), 125 casos suspeitos esperando resultados de exames no Instituto Adolfo Lutz e quatro casos de mortes em investigação, também à espera de resultados de exames no Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde.
Estão internados nesta segunda 17 pacientres, sendo 8 em enfermarias e 9 em UTIs da cidade.
A recomendação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é para que as pessoas evitem sair de casa. O isolamento social é a melhor forma de se proteger do coronavírus.
Confira os registros:
18 casos positivos, sendo 15 pacientes recuperados e 3 mortes
125 pacientes suspeitos aguardando resultado de exame
9 óbitos em investigação, sendo 5 de morados de outros municípios
82 casos negativos
9 pacientes suspeitos internados na UTI
8 pacientes suspeitos internados em enfermaria
Mortes confirmadas
- Homem de 69 anos, morreu no dia 5 de abril na Santa Casa, onde estava internado desde o dia 1 de abril. O paciente tinha histórico de neumopatia crônica, cardiopatia e diabetes.
- Homem de 64 anos, internou no dia 22 de março e morreu no dia 8 de abril. Tinha histórico de pressão alta.
- Homem de 90 anos, internou no dia 2 de abril na Casa de Saúde, em Campinas, e teve alta no dia 4. Voltou a ser internado por complicações da doença no dia 9 e morreu no dia 14 de abril.