Soros do Instituto Butantan não estão à venda no mercado: saiba como ter acesso
Fica a cargo do Programa Nacional de Imunizações e das Secretarias de Saúde Estaduais fazer o envio gratuito de soros e vacinas para o Sistema Único de Saúde
Foto: Govesp
O Instituto Butantan não comercializa soros antiveneno para empresas nem para pessoas físicas. Os imunobiológicos fabricados no Butantan são destinados diretamente para o Ministério da Saúde, que faz a sua distribuição através do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Fica a cargo do PNI e das Secretarias de Saúde Estaduais fazer o envio gratuito de soros e vacinas para o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. As remessas são distribuídas para unidades de saúde preparadas para o atendimento em casos de acidentes com animais peçonhentos e venenosos, uma vez que a administração do soro deve ocorrer sob vigilância de um profissional da saúde responsável.
Vale ressaltar que os soros antiveneno fabricados no Instituto Butantan são exclusivamente para uso humano, não para uso em animais. Isso faz parte do compromisso do Butantan com a pesquisa e o desenvolvimento de soluções para a saúde humana.
Soro deve ser usado no hospital
O uso do soro é restrito ao ambiente hospitalar, e a aplicação é feita com assistência médica porque, embora raro, há o risco de o paciente desenvolver reações alérgicas e, em casos mais graves, choque anafilático.
Cada soro antipeçonhento para o uso humano é específico para uma espécie de serpente, aracnídeo ou lagarta, não tendo ação para outras espécies. Portanto, é necessário saber qual animal causou o acidente para a aplicação do soro correto. Quando isso não é possível, cabe ao médico fazer uma anamnese com base nos sintomas do paciente.
O que fazer em caso de acidente com animal peçonhento?
Em caso de acidente com animais peçonhentos, é indicado procurar a unidade de saúde mais próxima ou um atendimento médico imediato. Não é recomendável fazer procedimentos caseiros, como perfurar o local da ferida ou passar produtos, mesmo para a dor, pois pode dificultar o diagnóstico médico, caso o acidente seja causado por um animal desconhecido.
Em caso de acidente com animais pequenos, como aranhas, escorpiões e lagartas, se possível, tire uma foto do animal com boa resolução e mostre-a no atendimento. Evite tocar no bicho para evitar queimaduras ou picadas.
No caso de acidentes com serpente, não tente capturá-la. Se possível, tire uma foto do animal e chame o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil para uma retirada segura. O Butantan não faz retirada de animais nem resgate de feridos.
No caso de dúvidas em relação à soroterapia, o médico pode entrar em contato com o Hospital Vital Brazil, especializado neste tipo de atendimento, ou com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOX) do seu estado.
Na cidade de São Paulo, o Hospital Vital Brazil, que fica localizado dentro do complexo do Instituto Butantan, oferece atendimento pelo SUS 24 horas por dia, sete dias por semana, na Avenida Vital Brasil 1.500, e atende pelos telefones: (11) 2627-9529 / 2627-9528.