Santa Casa conta agora com 19 leitos de UTI para pacientes com coronavírus
O provedor da Santa Casa disse ontem à reportagem da CRN que a UTI respiratória passou o último fim de semana com ocupação máxima
Foto: Lucas Selvati
Da Redação
A Santa Casa de Misericórdia conta agora com 19 leitos de UTI para pacientes com coronavírus. Um ajuste fiscal no contrato inicial com a Santa Casa, de 2020, possibilitou a destinação de mais seis leitos, em operação desde ontem, 18.
Segundo a Prefeitura, “com a alta de casos mais graves do número de internações, os leitos foram disponibilizados, aliviando o sistema de saúde e possibilitando que Itatiba siga na fase amarela de controle da pandemia do Plano São Paulo”.
A decisão foi tomada a partir de reunião realizada no último sábado, 16, entre o prefeito Thomás Capeletto; secretário de Saúde, Renan Irabi; secretário adjunto, Lucas Zeponi Dall’Acqua; e a provedoria do hospital. “A ampliação foi necessária para dar maior conforto e possibilidade mais rápida de tratamento caso nossa população precise”, afirmou o prefeito.
Mesmo com a ampliação da capacidade de atendimento de leitos em UTI, a Prefeitura garantiu que as medidas de combate à pandemia seguem, “inclusive com aumento da fiscalização municipal, especialmente quanto a aglomerações e orientações sobre a obrigatoriedade do uso de máscara”.
Provedor da Santa Casa
O provedor da Santa Casa, Emerson Netto, disse ontem à reportagem da CRN que a UTI respiratória, até então com 13 leitos, passou o último fim de semana com ocupação máxima. Netto informou que a Santa Casa tem priorizado atender casos de urgência e de coronavírus. Pacientes em situações não emergenciais devem procurar a UPA. O provedor pediu calma à população. “Respeitem a equipe e confiem no nosso trabalho”, disse.