Sabesp pede uso consciente de água em Cabreúva e Itupeva
Foto: Divulgação
Diante da severa estiagem e das altas temperaturas que afetam todo o país, a Sabesp está intensificando o pedido de uso consciente da água a população de Cabreúva e Itupeva.
Para diminuir os reflexos para a população, Sabesp investe continuamente em seus sistemas e trabalha em conjunto com a prefeitura para o aperfeiçoamento da infraestrutura do município. Em junho, foi entregue uma nova captação de água no rio Jundiuvira, além de 24,4 km de adutora, quatro poços e dois sistema de bombeamento, reforçando em até 70 litros de água por segundo a disponibilidade de agua que atende Cabreúva e Itupeva.
Além disso, também foi feito um programa de redução e combate a perdas, que trouxe mais eficiência ao sistema de abastecimento. Ações como pesquisas, reparos, substituição de hidrômetros e ramais, regularização de ligações, entre outras iniciativas, foram intensificadas nesse período.
A participação da população tem papel importante por meio do uso consciente da água, um bem finito que tem causado preocupação em virtude das mudanças climáticas. Algumas dicas simples podem trazer muita economia:
1. Tome banhos mais curtos;
2. Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
3. Deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, prefira um balde com água;
4. Lave calçada ou quintal em outro dia e lembre-se de usar vassoura e balde com água, não a mangueira;
5. Dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
6. Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar;
7. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água;
8. Não use água corrente para descongelar alimentos.
Mais informações no link: https://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx?