Sabesp orienta população a fazer uso consciente da água em Várzea Paulista e Campo Limpo
Com estiagem e altas temperaturas, sistemas de produção de água operam na capacidade máxima
Foto: Divulgação
Com a nova realidade climática – período de estiagem prolongado com altas temperaturas –, a Sabesp faz um alerta sobre o uso consciente da água em Campo Limpo e Várzea Paulista. Os sistemas de produção de água têm operado na capacidade máxima, mantendo o abastecimento, mas a alta no consumo pode ocasionar intermitências.
A Sabesp investe continuamente em seus sistemas e trabalha em conjunto com as prefeituras para o aperfeiçoamento da infraestrutura dos municípios, com desafios grandes como ocupações irregulares e a alta do consumo. Os mananciais vêm registrando menos chuvas e, para reduzir os reflexos aos consumidores, estão sendo adotadas ações técnicas como o reforço das equipes e a adoção de alternativas operacionais.
Está ainda, em licitação, a implantação de uma adutora de 25 km que vai transportar 400 litros de água por segundo da Represa Paiva Castro para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Campo Limpo Paulista, ampliando a resiliência hídrica de Campo Limpo e também de Várzea Paulista.
Os moradores podem contribuir. Hábitos simples, quando adotados no dia a dia, ajudam significativamente.
E para os casos relacionados ao abastecimento, é importante que o morador, ao identificar qualquer variação, entre em contato com os canais oficiais da Sabesp, fornecendo endereço completo do imóvel. Uma equipe fará uma avaliação, vistoria e atendimento para solucionar a questão.
Solicitações podem ser feitas pelos telefones 0800 055 0195, pelo WhatsApp 11-3388-8000 (somente mensagem de texto), ou pelo link: agenciavirtual.sabesp.com.br.
Vejas dicas do uso consciente da água
1. Tome banhos mais curtos;
2. Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
3. Evite usar a mangueira;
4. Use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
5. Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar;
6. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água;
7. Não use água corrente para descongelar alimentos;
8. Fique atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.
Veja mais no link:
http://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx?secaoId=450.