Sábado será de prevenção contra câncer de pele no Dezembro Laranja
Foto: Divulgação PMI
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itatiba promove neste sábado (07/12) ação especial pelo Dezembro Laranja - Mês de Conscientização sobre o Câncer de Pele. Será uma manhã com dermatologistas que vão realizar avaliação e dar orientações a todos interessados em combater a doença.
Basta comparecer das 8h às 12h, em uma das três Unidades Avançadas de Saúde (UAS), que integram a Clínica da Família: Cecap na Rua João Atílio Franciscon - s/n; Nações na Av. Vicente Catalani - 2.025; San Francisco na Rua Jovino Antonio Santana - 501.
A ação é voltada a pessoas de qualquer idade, principalmente as que apresentam fatores de risco como exposição excessiva ao sol, com muitas pintas, com pele clara e/ou sardas e com histórico familiar da doença. Participarão deste sábado os dermatologistas: José Ricardo Casarin Costa, Ricardo Carramenha e Thaissa Segato Penteado, cada um em uma unidade
Fatores de risco e sintomas
Dentre os fatores de risco para o câncer de pele está a exposição prolongada e repetida ao sol, em especial na infância e adolescência, bem como pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada.
Outras pessoas mais propícias a desenvolver câncer de pele são as que possuem histórico familiar desta doença, pele e olhos claros e cabelos ruivos ou loiros.
Quando aparece, o câncer de pele pode surgir como uma lesão de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente. Pode ser ainda uma mancha ou ferida que não cicatriza, continua a crescer e causa coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Também identifica-se como uma pinta preta ou castanha que muda sua cor e textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho - por isso a importância de observar sempre para ver se evolui ou muda de aparência.
Prevenção
Para se prevenir, as melhores medidas estão ligadas aos cuidados com os raios solares. Portanto, recomenda-se evitar exposição prolongada ao sol principalmente entre 10h e 16h. O filtro solar também é um aliado, com fator mínimo de proteção 15.
Se a exposição ao sol for em longos períodos, a exigência é de passar mais vezes o filtro solar - em média, a cada duas horas. Outro aliado é o uso de óculos escuros, bem como de bonés e/ou chapéus de abas largas. Sempre que possível, procurar proteção em sombra.