'Sábado da Prevenção': Ação realiza 45 consultas médicas e 85 testes rápidos de sífilis e HIV
Rodas de conversa e dinâmicas com pacientes ocorreram ao longo do horário de atendimento especial
Foto: Divulgação Fundação ABC/PMI
Da Redação
A Secretaria de Saúde de Itatiba somou 476 serviços realizados na mais recente edição do Sábado da Prevenção, na manhã do último dia 18. O balanço da ação, que integra o programa municipal Inova Saúde, traz a realização de 45 consultas médicas e 85 testes rápidos de sífilis e HIV.
Na ocasião, 17 postos de saúde abriram das 8h às 13h, oferecendo atendimento a toda família por livre demanda, sem a necessidade de agendamento. Estavam disponíveis ainda serviços como aferição de pressão e de glicose através de glicosímetro.
Também foi dia de atualizar a carteira de vacinas. Foram aplicadas 134 doses da vacina anti-Covid e outras 70 doses de vacinas de rotina, necessárias para manter a prevenção em dia, como foi a proposta da ação.
As unidades participantes foram: Abramo Delforno (Nosso Teto), Afonso Zupardo, Bairro dos Pires, Cecap, Centenário, Central, Cruzeiro, Jardim das Nações, Jardim Galetto, Jardim Harmonia, Jardim Ipê, Jardim Virgínia, Morro Azul, Porto Seguro, San Francisco 1 e 2, Santa Cruz e Tapera Grande. A ação ocorreu em conjunto com a Fundação do ABC.
Papanicolau
Esta edição do Sábado de Prevenção também celebrou o Mês da Mulher, devido ao Dia Internacional da Mulher em 08/03, realizando 142 coletas de Papanicolau, sem agendamento prévio. Houve também rodas de conversas com grupos sobre saúde da mulher, hipertensão e diabetes, além de caminhada e alongamento.
Vacinação contra covid
Na última terça-feira, dia 21, teve início a aplicação da quinta dose da vacina contra a covid-19 para mais públicos prioritários: maiores de 12 anos com deficiência permanente (física, mental, intelectual ou sensorial) e profissionais de saúde - que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde e de serviços, como hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas, laboratórios, farmácias e drogarias.
O reforço da vacina Pfizer Bivalente em Itatiba teve início dia 28/02 e estão sendo vacinados: maiores de 60 anos; imunocomprometidos a partir de 12 anos (neste grupo ainda não entram as comorbidades); quilombolas; gestantes e puérperas (que deram à luz há até 45 dias), moradores de asilos e clínicas (de longa permanência) e seus trabalhadores. A vacina Pfizer Bivalente protege contra o Coronavírus original e também contra a variante Ômicron e subvariantes.
Basta comparecer a uma unidade de Saúde de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose e portando cartão de vacinação e documento pessoal de identificação. Profissionais da área de saúde devem comprovar que estão na função: vale apresentar carteirinha funcional, profissional, crachá e até mesmo holerite, caso não tenha outra comprovação.