Rotina de cuidados com a pele para uma aparência saudável
Mais do que cuidar da pele, entender os produtos certos a serem usados é como criar um ritual de amor-próprio
Foto: Divulgação
Cuidar da pele é uma tarefa que exige paciência e persistência, mas também é um ato de amor-próprio. O ideal é reservar um momento pela manhã e outro à noite apenas para colocar em prática o cronograma de skincare — e mais, isso não deve ser exclusividade das peles maduras!
Não importa qual seja sua idade, permita-se olhar com carinho para si e escolher os produtos certos para cada etapa de cuidados com a pele. Confira abaixo como deve funcionar essa rotina.
Comece com a limpeza
A limpeza pode ser considerada uma das etapas essenciais do skincare. Ao acordar, lave o rosto com água fria ou em temperatura ambiente e sabão próprio para o seu tipo de pele.
À noite repita o processo, mas primeiro retire a maquiagem com a ajuda de um removedor próprio ou água micelar.
Hidrate sua pele
Selecione um bom hidratante para a sua pele. Também é indicado entender se ela é mais seca, oleosa, normal ou mista, pois o produto precisa ter as propriedades ideais para você.
Aplique no rosto, sem exagerar na quantidade, e esfregue delicadamente. O processo pode ser repetido no corpo, logo após o banho. Só não se esqueça de que são itens diferentes: um hidratante deve ser para o rosto e outro para o corpo.
Use os produtos de tratamento/prevenção
Se você utiliza produtos complementares para prevenção e tratamento de rugas ou linhas de expressão, é hora de passá-los após a hidratação. Em alguns casos, esses ingredientes já estão presentes no hidratante, mas se forem séruns à parte, aplique conforme orientação da embalagem.
Preste bastante atenção em quais podem ser usados a qualquer hora do dia e quais só devem ser passados à noite, antes de dormir, por exemplo.
Invista no protetor solar
O protetor solar não pode ser deixado de lado, por mais que o dia esteja nublado. Selecione um próprio para o rosto e com FPS de acordo com o tom da sua pele. Fatores 60 e 100 são indicados para peles claras, enquanto 30 e 50 são ótimos para peles mais morenas.
Após o hidratante, aplique o protetor solar no rosto e outro no restante do corpo. No rosto, vale apostar nos modelos com cor, caso você queira usar uma maquiagem mais básica.
Escolha os produtos certos
Conhecer o seu tipo de pele é a chave para acertar na escolha de produtos. Desde o básico, como proteção solar, até naqueles com função específica, como diminuir linhas de expressão e rugas.
Pele seca
A pele seca precisa de cuidados especiais relacionados à hidratação, por isso, todos os produtos escolhidos devem focar nessa questão. A esfoliação pode ser feita na etapa de limpeza, mas com menos frequência — uma vez ao mês apenas.
Pele normal
A pele normal é aquela que não é seca nem oleosa. No entanto, para evitar o surgimento de espinhas e cravos, sempre pesquise produtos voltados para o seu tipo de pele.
Você pode usar tanto cobertura mate quanto mais oleosa sem se preocupar muito, e a esfoliação pode ser feita a cada quinze dias.
Pele oleosa
A pele oleosa sofre bastante com os poros entupidos e exige cuidados mais atentos. Você deve optar por produtos com consistência mais seca e direcionados para a pele oleosa e acneica.
Quanto à esfoliação, vale fazer ao menos uma vez por semana e observar como a pele se comporta, principalmente a região do rosto.
Pele mista
A pele mista é um pouco mais complexa, afinal, em algumas partes, é mais ressecada, e em outras, bastante oleosa. Você não pode usar produtos exclusivos para pele seca ou oleosa, porque parte do rosto ou corpo não será cuidado corretamente. Busque itens voltados para a pele mista e, se for esfoliar, faça isso a cada 15 dias.