Rotary promove campanha de doação de sangue em parceria com Hemocentro da Unicamp

Foto: Fernanda Sunega / PMC
O Rotary Club de Itatiba, em parceria com o Hemocentro da Unicamp e apoio da Secretaria de Saúde, promove no próximo sábado, 8 de março, mais uma campanha de doação de sangue. A ação acontece a partir das 8h na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, localizada na Avenida Nair Macedo Soares Fattori, 200, ao lado da Rodoviária.
A iniciativa tem como objetivo reforçar os estoques de sangue, beneficiando pacientes que necessitam de transfusões. Cada doação pode ajudar até quatro pessoas, e o sangue coletado será distribuído gratuitamente para hospitais públicos e filantrópicos da região.
Para contribuir, os interessados devem agendar a doação pelo WhatsApp (11) 96916-2638, onde também podem obter mais informações.
Apoio e parceiros
A campanha conta com o apoio do Hemocentro da Unicamp, Prefeitura Municipal de Itatiba, Unimed Os Bandeirantes, Jornal de Itatiba, CRN, ITV Brasil, Rádio Web AM, Sópãozinho, Colégio Madre Tereza e FarmaVitta.
Estoques em níveis críticos
O Hemocentro da Unicamp, localizado em Campinas, também está mobilizado na busca por doadores devido aos baixos estoques de bolsas de sangue. O serviço abastece hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em aproximadamente 120 municípios da região, atendendo cerca de sete milhões de pessoas.
Com a proximidade do feriado de Carnaval, há uma preocupação adicional, pois, durante feriados prolongados, a necessidade de sangue pode crescer entre 20% e 50%, devido à redução no número de doadores e ao aumento da demanda hospitalar.
Atualmente, os estoques mais críticos são dos tipos O- e B-, com bolsas disponíveis para, no máximo, dois dias. Já os tipos A-, A+, AB- e O+ estão em situação de alerta. Apenas os tipos AB+ e B+ possuem estoque para cinco dias. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, pois seus componentes (plaquetas, plasma e glóbulos vermelhos) são distribuídos conforme a necessidade dos pacientes.
Diante desse cenário, a doação de sangue se torna ainda mais essencial para garantir o suporte a hospitais e pacientes da rede pública de saúde.