Rotary promove 7ª Campanha de Doação de Sangue neste sábado
O Rotary ressalta a importância da doação, pois a arrecadação de bolsas de sangue está abaixo do que necessita Itatiba
Foto: Arquivo JI
Da Redação
A 7ª Campanha de Doação de Sangue promovida pelo Rotary de Itatiba ocorre neste sábado, 9, nas dependências do SUS, das 8h30 às 12h.
Os doadores devem agendar a participação pelo (11) 96916-2638 (apenas WhatsApp). O Rotary ressalta a importância da doação, pois a arrecadação de bolsas de sangue está abaixo do que necessita Itatiba.
Em 2022, de janeiro a junho, já foram arrecadadas 611 bolsas de sangue: 103 (janeiro), 82 (fevereiro), 115 (março), 78 (abril), 110 (maio) e 123 (junho).
Requisitos
Os doadores devem comparecer ao SUS portando um documento com foto. É necessário pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis), estar bem alimentado (não estar em jejum), não deve ter consumido bebida alcóolica nas últimas 24 horas, não deve ter feito piercing, tatuagem ou cirurgia em um período de um ano; não pode estar em período de amamentação e não pode ter se vacinado nas últimas 48 horas.
Quem está com covid-19 precisa esperar um período de dez dias sem sintomas ou sequelas para doar sangue. Caso a pessoa tenha sido vacinada contra a covid-19, ela deve esperar uma semana. O tempo é menor apenas para quem tomou CoronaVac, no caso, a liberação acontece após 48 horas. O mesmo período de dois dias é estipulado para quem recebeu o imunizante que protege contra a gripe. Quem fez endoscopia precisa aguardar por seis meses.
Hemocentro da Unicamp
O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Unicamp lançou no mês passado a campanha em comemoração ao Junho Vermelho, cujo objetivo era aumentar os estoques dos bancos de sangue. Mais pessoas apareceram para contribuir com a doação, o que fez com que o estoque saísse de um nível crítico, mas ainda permanece em estado de alerta.
“A gente mede a segurança do estoque em relação ao número de dias que a gente tem de sangue, é o estoque estratégico. O ideal é que o banco de sangue opere com pelo menos 5 e até 7 dias de estoque. Hoje, para a maioria das tipagens (processo de coleta e análise do sangue do paciente para identificar a qual grupo sanguíneo ele pertence), estamos operando entre 2 e 3 dias, portanto ainda longe de um nível de segurança. Saímos do nível de completo alarme, quando tínhamos um, no máximo dois dias de estoque, mas não conseguimos recuperar muito mais do que isso”, explicou o coordenador do banco de sangue do Hemocentro, Bruno Benites.
Ele lembrou que o período frio e de férias escolares normalmente acarreta em uma queda nas doações, por isso ainda há preocupação para os próximos meses. O banco de sangue do Hemocentro auxilia mais de 60 hospitais de cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). “Fazemos a cobertura de mais de 90% dos pacientes que fazem transfusões via SUS e também ajudamos alguns hospitais privados”, ressaltou. Com informações do Correio Popular.