"Rotary em Ação” realiza mais de 800 atendimentos em Itatiba
Foto: Divulgação
Na manhã do último dia 20, um grande evento com prestação de serviços totalmente gratuitos foi oferecido para a população. O Rotary Club em parceria com a Casa Rosa da Mulher, do Fundo Social de Solidariedade de Itatiba, a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda e a Paróquia Nossa Senhora da Penha realizou o “Rotary em Ação”.
Mais de 500 munícipes passaram pelo Centro Comunitário da paróquia e Centro de Convivência da CECAP, em Itatiba, e se beneficiaram das atividades e orientações oferecidas pelos voluntários, garantindo melhoria no acesso a serviços essenciais. Foram no total 878 atendimentos.
Pelo Rotary Club de Itatiba foram ofertados serviços na área de saúde como vacinação contra gripe e influenza, testes de hepatite B e C , além de testes de diabetes e de hipertensão e em parceria com a Farma Vitta.
A Casa Rosa da Mulher, colaboradora da ação pela primeira vez, levou os voluntários da instituição alcançando um retorno muito positivo. Foram feitos serviços de corte de cabelo, esmaltação de unha e designer de sobrancelha pela voluntária Dayane e sua equipe de profissionais do Instituto D. Também foram ministradas aulas de culinária com a professora Eloísa Furlan e atendimentos de reflexologia com a massoterapeuta Marilia.
A Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda ofereceu os serviços da Caravana do Trabalho, Cadastro Único e Programa Criança Feliz.
No decorrer da manhã ainda ocorreram sessões de massoterapia e com nutricionista, além de aula de zumba. Foram doadas mudas do Jardim Botânico de Itatiba e arrecadados sucata elétrica e eletrônica para apoiar os projetos sociais do Rotary. Novamente destacou-se o trabalho do "Interact", quando os jovens montaram uma tenda temática para celebrar o Haloween, onde todos estavam paramentados fazendo pintura artística no rosto das crianças e promovendo a leitura de livros infantis.
Para Ednaldo Melo, membro do Rotary Clube de Itatiba, este tipo de evento mostrou um outro caminho:" Não fizemos praticamente nenhuma divulgação e mesmo assim tivemos um público significativo. Integramos voluntários a uma comunidade certa, a da paróquia, com certeza este aprendizado fará com que ações futuras sejam melhores ainda e que sabe atinja pessoas mais carentes", comentou.
O evento proporcionou interação entre as pessoas, fortalecimento da cidadania, conscientização social, voluntariado e engajamento.