Rota das Bandeiras inicia hoje operação especial de Réveillon
Segundo a concessionária, toda a movimentação nas rodovias é acompanhada de forma ininterrupta pelas 91 câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO)
Foto: Arquivo JI
Da Redação
A Concessionária Rota das Bandeiras, responsável pela administração do Corredor Dom Pedro de rodovias, iniciou hoje, 30, uma operação especial por conta do Réveillon. Guinchos e ambulâncias estarão posicionados nos pontos de maior fluxo de veículos para agilizar os atendimentos. Segundo a concessionária, toda a movimentação é acompanhada de forma ininterrupta pelas 91 câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO).
O maior movimento de veículos deverá ser registrado hoje, entre 16h e 21h. A expectativa da Rota das Bandeira é de que até domingo, 3, circulem pelas rodovias do Corredor Dom Pedro pouco mais de 750 mil veículos.
Os usuários que tiverem dúvidas sobre o movimento nas rodovias ou que precisarem de atendimento podem entrar em contato com a concessionária através do telefone 0800-770-8070, o serviço funciona 24 horas.
Dicas de segurança
O coordenador de Tráfego da Rota das Bandeiras, Murilo Perez, destaca que pontos de encontro devem ser marcados em locais seguros, fora da via. “Nesta época do ano, verificamos motoristas parados no acostamento, aguardando outros veículos. Esta é uma atitude perigosa, que pode resultar em acidentes. Para quem vai viajar em grupo, a indicação é que se juntem em postos de combustíveis, restaurantes, ou bases de atendimento”.
Perez ressalta que o acostamento deve ser utilizado somente em situações de emergência, quando o veículo quebra, por exemplo. “Os usuários devem deixar o veículo e buscar um local seguro, atrás de defensas ou barreiras de proteção”.
O coordenador de tráfego disse, ainda, que o motorista deve estar atento a tudo que ocorre na rodovia, e não somente nos carros que formam o comboio. “Muitas vezes, o motorista fica muito preocupado em acompanhar pelo retrovisor a posição do carro de um amigo que vem atrás e se distrai com o que ocorre a sua frente. Outra situação de perigo é quando um veículo faz uma ultrapassagem e o colega que está atrás acha que também é possível fazer a manobra. Cada condutor deve ter uma visão panorâmica e não tomar decisões baseadas no que outro veículo fez”, comentou.
Sobre as paradas ao longo da viagem, o coordenador afirma que devem ser programadas entre o grupo antecipadamente. “Desta forma, evita-se uma mudança repentina na direção quando o veículo ‘guia’ resolve parar”.