Rota das Bandeiras faz levantamento de propriedades com animais às margens das rodovias
No primeiro semestre deste ano, a Rota das Bandeiras registrou 268 ocorrências com animais de grande porte no Corredor Dom Pedro
Foto: Rota das Bandeiras
Da Redação
A Concessionária Rota das Bandeiras está realizando um levantamento de propriedades com animais às margens das rodovias. Denominado “Censo Animal”, o objetivo é conscientizar proprietários de animais de grande porte – como bois, cavalos e vacas – sobre a importância de manter o rebanho preso, a fim de diminuir o número de ocorrências nas vias.
Os proprietários também recebem orientações sobre os cuidados com a manutenção de cercas. De acordo com o artigo 936 do Código Civil, os mesmos têm responsabilidades civil e criminal em casos de acidentes com os animais. Um folheto com dicas de segurança é entregue no momento da visita.
De acordo com o coordenador de Tráfego da Rota das Bandeiras, Murilo Perez, “esse é um trabalho iniciado em 2015, e que agora foi novamente intensificado”. Ainda, segundo ele, o cadastramento ocorre em propriedades lindeiras e naquelas localizadas no interior dos bairros, que também possuem animais.
Ocorrências
No primeiro semestre deste ano, a Rota das Bandeiras registrou 268 ocorrências com animais de grande porte no Corredor Dom Pedro. Em três casos, houve acidentes com motoristas.
Segundo a concessionária, quando ocorre uma apreensão – e já foram 25 de grande porte este ano -, os animais são levados a um pátio em Louveira, onde recebem cuidados veterinários como vacinas e alimentação. Os proprietários têm oito dias para fazer a retirada dos animais. Depois desse período, caso o proprietário não seja identificado, os animais são liberados para leilão, com a arrecadação destinada ao município e ao próprio pátio de apreensão, para a cobertura dos gastos efetuados durante a estadia.
O que fazer quando se deparar com animais na pista
- Reduza a velocidade, mas lembre-se de olhar pelo retrovisor para se certificar que nenhum veículo vem em alta velocidade;
- Jamais buzine, para não assustar os bichos;
- Não pisque os faróis ou jogue luz nos animais;
- Ao fazer uma ultrapassagem, passe por trás dos bichos;
- Após a ultrapassagem, sinalize para os motoristas que vêm em direção oposta sobre o perigo; para isso, pisque os faróis;
- Acione a Concessionária, por meio do 0800 770 8070.