Rota das Bandeiras dá início às atividades presenciais do programa Rota da Educação
Foto: Divulgação / Rota das Bandeiras
O mês de março marca a retomada das atividades presenciais do programa Rota da Educação, que leva aulas de educação para o trânsito, meio ambiente e cidadania para alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino no Corredor Dom Pedro. Cerca de 800 alunos de Jarinu foram beneficiados pelo programa nos dias 14 e 15 de março. As atividades com o “Jogo da Rota” foram realizadas com as crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da EMEF Maria Helena Messias, EMEF Juvenal de Souza e EMEF Oriella Maria Pisoni Garcia. E as atividades em Jarinu vão continuar durante o mês de abril, beneficiando outros 1900 alunos.
Durante as atividades, os alunos aprendem de forma lúdica boas práticas no trânsito, com o apoio de um megatabuleiro que reproduz o “Jogo da Rota”; é com esse jogo de tabuleiro que a Concessionária estimula a reflexão sobre atitudes corretas e comportamentos inadequados na circulação de pedestres e motoristas. Ao final dessa aula especial, os alunos levam para casa uma versão compacta do jogo – um kit com o tabuleiro, dado e as peças para jogar em casa – e podem compartilhar os conceitos aprendidos na escola com seus pais, irmãos e amigos.
“É muito importante para as crianças o trabalho feito através do Rota da Educação. Eles passam a observar o trânsito de uma outra maneira e, na prática, os alunos vivenciam o que aprenderam, como a importância da travessia na faixa de pedestres, o respeito às vagas preferenciais e a compreensão do que significa cada placa”, diz a analista de Responsabilidade Social, Camila Souza, responsável pelas atividades do programa.
Lançado em 2012, o Rota da Educação é o principal instrumento da Concessionária para levar aos alunos das escolas municipais das 17 cidades que compõem o Corredor Dom Pedro aprendizados específicos sobre educação no trânsito. O objetivo é preparar desde cedo nossas crianças para a realidade das ruas e rodovias de nossas cidades. Desde seu início, o Rota da Educação beneficiou mais de 93 mil alunos e cerca de 3 mil professores em mais de 120 escolas em todo o Corredor.