RMC e DRS-Campinas veem casos de covid-19 diminuírem
Na foto: movimento ontem na Rua Francisco Glicério, região central de Itatiba
Foto: Lucas Selvati
Da Redação
O balanço referente à 34ª semana epidemiológica (de 16 a 22 de agosto), elaborado pelo Observatório PUC-Campinas, revelou que a incidência de coronavírus na Região Metropolitana de Campinas (RMC) diminuiu 40,29% em relação à semana anterior. Na ocasião, foram registrados 4,4 mil casos – número inferior aos apresentados nos últimos levantamentos feito pelo Observatório.
Queda no número de casos também quanto ao Departamento Regional de Campinas (DRS-Campinas) do Plano SP. No período, foram 6,1 mil novas notificações associadas ao coronavírus - 37% a menos se comparado à 33ª semana epidemiológica. No entanto, o DRS-Campinas continua sendo o segundo no Estado de SP em número de casos e óbitos pela doença, ficando atrás apenas da Grande São Paulo.
Imunidade
O infectologista e professor de Medicina da PUC-Campinas, dr. André Giglio Bueno, explica que o percentual de indivíduos que apresentam anticorpos contra o vírus ainda é baixo na região, fazendo com que a taxa de anticorpos na população ainda seja insatisfatória para indicar certa imunidade coletiva.
“Sendo assim, vale reforçar as orientações para evitar o contágio, uma vez que, apesar de o vírus estar circulando em ritmo menor na região, os casos continuarão a ocorrer por pelo menos mais alguns meses, e todos os suscetíveis seguirão correndo o risco da infeção e de manifestar quadro grave da doença”, ressalta Giglio.
Quase 80 mil casos
Até o último dia 22, data de encerramento da 34ª semana epidemiológica, o DRS-Campinas apresentava 79,3 mil casos de coronavírus, sendo 59,3 mil na RMC e 25,2 mil em Campinas. Confira as estatísticas atualizadas no Painel Interativo do Observatório PUC-Campinas, disponível no site https://observatorio.puc-campinas.edu.br/covid-19.