Ritbox e Dança Circular se tornam opções de exercícios para bem-estar
As aulas são divertidas e ajudam adquirir uma melhor qualidade de vida, principalmente para quem está iniciando a prática de uma atividade física
Foto: Divulgação/Marcela do Vale
Da Redação
Atualmente, é possível notar que as pessoas estão mais preocupadas com a saúde, e muitos procuram alternativas para se exercitar em busca do bem-estar e da boa forma.
Uma escolha que está sendo bem procurada na atualidade são as aulas de dança ou aulas que envolvam o ritmo. Se tornando opções divertidas para adquirir uma melhor qualidade de vida, principalmente para quem está iniciando a prática de uma atividade física.
Existem muitas opções oferecidas em academias e clubes, entre elas estão o
Ritbox e a Dança Circular.
Ritbox
Segundo Marcela Aparecida do Vale, personal trainer e coach, o Ritbox proporciona redução de gordura, ganho de massa muscular, definição, desenvolvimento da força, resistência e fortalecimento. Marcela dá aulas há 2 anos, e garante que o programa de treino aumenta muito o condicionamento físico e tudo atrelado a muita diversão, trazendo diversos benefícios para a saúde física e mental de quem pratica.
“O Ritbox não é recomendado para pessoas hipertensas, grávidas, crianças com menos de 13 anos e pessoas com lesões graves no joelho e coluna”, alerta a personal.
Dança Circular
Silvana das Neves Castello é focalizadora de danças circulares e há pouco tempo começou a dar aulas; de acordo com ela, a dança circular é uma dança coletiva, composta de passos simples onde todos podem executar. “A dança circular é considerada uma forma de meditação em movimento. O ritmo, as músicas, a repetição dos passos contribui para o bem-estar geral, uma vez que acalma, diverte e conecta a pessoa com sua própria essência”, explica Silvana.
A dança circular é indicada para todas as idades e para homens e mulheres.
Forma de terapia
Marcela comenta que os treinos podem ser uma forma de terapia. “Os treinos são divertidos, no ritmo da música, enquanto você está praticando, esquece todo o resto e a prática libera o hormônio da felicidade. Além disso, traz benefícios significativos para as pessoas que sofrem com crises de ansiedade, depressão e afins”, explica.
Silvana explica que, geralmente, os alunos que procuram pela dança circular estão em busca de bem-estar, equilíbrio, conexão e sentimentos que tragam paz.
Métodos trabalhados
No Ritbox, os treinos são desenvolvidos pelo método H.I.I.T – exercícios de alta intensidade, mas sem peso, sem equipamentos e no ritmo da música. Os treinos têm sua forma adaptada para atender qualquer tipo de público.
A Dança Circular, como explica Silvana, é um resgate da dança dos povos. De acordo com a focalizadora, os passos geralmente são simples, e as pessoas dançam em círculos de mãos dadas ou não.
“O centro representa nosso próprio centro, um eixo, onde tudo começa. Trazemos a cada dança um propósito ou uma intensão e dançamos de forma que haja uma unidade entre todos os que compõem a roda”, finaliza Silvana.