Resumo Paris 28/07: esgrima, tênis de mesa e tiro esportivo abrem dia do Time Brasil
Por COB
O Time Brasil abriu mais um dia de Jogos Olímpicos Paris 2024. Esgrima, tênis de mesa e tiro esportivo foram os primeiros esportes deste domingo (28) para os brasileiros, que acabaram sendo eliminados. Veja os resultados.
TÊNIS DE MESA
Giulia Takahashi abriu a disputa individual do tênis de mesa e teve um desafio grande pela frente. Contra a chinesa Sun Yingsha, número 1 do mundo, a brasileira perdeu o jogo por 4x0 e acabou eliminada de Paris 2024.
Essa foi a estreia de Takahashi, de 19 anos, nos Jogos Olímpicos. No começo dos três primeiros sets, ela conseguiu equilibrar o confronto, mas não foi o suficiente. A adversária venceu os sets por 11x3, 11x6, 11x6 e 11x5.
O Brasil tem mais duas partidas do tênis de mesa neste domingo. Hugo Calderano estreia contra Andy Pereira às 16h (de Brasília), enquanto Bruna Takahashi enfrenta Bruna Takahashi às 17h (de Brasília).
ESGRIMA
Estreante em Jogos Olímpicos, Mariana Pistoia acabou perdendo na primeira rodada da Esgrima de Florete e sendo eliminada da competição. A brasileira foi derrotada pela filipina Samantha Kyle Catantan por 15 a 13. Apesar de estar na frente do placar, Pistoia acabou cedendo a virada no final do segundo round.
Do ponto de vista técnico, o duelo foi bastante equilibrado. A brasileira venceu o primeiro round por 7 a 6 contra a adversária que chegou a sentir dores no joelho. Mesmo assim, houve superação de Catantan e reação no confronto.
Apesar do resultado negativo, não há como deixar de considerar toda a trajetória de Maria Pistoia até a chegada a Paris. A gaúcha de 25 anos chegou aos Jogos Olímpicos sendo a 49ª no ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE). No Pan-Americano de Santiago em 2023 ela havia sido medalhista de bronze.
TIRO ESPORTIVO
A brasileira Geovana Meyer acabou terminando na 38ª colocação da fase classificatória da carabina de ar de 10 metros e com isso está fora da disputa nesta categoria do tiro esportivo. A etapa teve como vencedora a sul-coreana Hyojin Ban, seguida pela norueguesa Jeanette Hegg Duestad e, em terceiro, a suíça Audrey Cogniat.
Apesar do resultado adverso, Geovana ainda tem chances de lutar por uma medalha em Paris. A brasileira também vai disputar a competição da carabina de 50 metros três posições. Meyer volta ao Centro de Tiro Esportivo Chateauroux no dia 1º de agosto.