Restaurantes trabalham com serviço delivery e retirada no local
Desde ontem, o comércio em Itatiba se mantém fechado para evitar aglomerações de pessoas
Foto: JI/Lucas Selvati
Da Redação
O comércio itatibense esteve fechado ontem, 23, e deve permanecer por tempo indeterminado, devido às medidas adotadas pela Prefeitura para evitar aglomeração nas ruas, em função da pandemia do novo coronavírus.
Supermercados, farmácias, quitandas, mercearias e açougues continuam abertos; já os bares, restaurantes, cafés, pizzarias e lanchonetes estão trabalhando com serviço delivery e retirada no local.
Ao JI, uma proprietária de um café e restaurante, na região central, disse que está se adaptando à nova experiência e comentou como foi o atendimento no dia de ontem. “É uma experiência nova, as entregas nos bairros foram poucas, porque nossos clientes estavam acostumados a almoçarem aqui. Esperamos que todos se conscientizem e que fiquem em casa, que nós entregaremos a comida. As entregas também são feitas na região central, café e almoço”, ressaltou.
Movimento no Centro
Sergio Eduardo, de 30 anos, que trabalha a quase dez anos fazendo entregas pelo Centro, disse ao JI que nunca havia visto a cidade tão vazia como ontem. “Todos estão com medo, inclusive eu, que sou entregador. O risco é grande, não se sabe quantos aqui em Itatiba podem estar contaminados com o covid-19, portanto, todos estão se precavendo”. “Apenas as pessoas que necessitaram sair mesmo estavam nas ruas. Nunca vi a cidade assim”, comentou.
Comércio local
Veja como ficará o funcionamento do comércio local durante a quarentena para evitar a disseminação do coronavírus:
Supermercados, farmácias, quitandas, mercearias e açougues permanecerão abertos, assim como bancos e lotéricas (norma federal). Bares, restaurantes, cafés, pizzarias e lanchonetes trabalharão apenas com entregas em casa e retirada, as portas ficarão fechadas.
Lojas em geral ficarão fechadas e oficinas mecânicas trabalharão apenas internamente. Postos de gasolina estarão abertos, assim como clínicas médicas, odontológicas e veterinárias.
Igrejas e templos religiosos ficarão fechados e agropecuárias e ptshops farão apenas entregas em casa e retirada no local, com as portas fechadas. Indústrias ficarão abertas, mas com avaliação de temperatura dos funcionários na entrada de cada turno.
Gás, água e adegas: apenas entrega. Prestação de serviços em domicílio será permitido. Salão de cabeleireiro, barbearias e clínicas de estética ficarão fechados até nova orientação da vigilância sanitária.
Seguradoras, imobiliárias e outros prestadores de serviço com atendimento ao público: fechado para atendimento ao público. Apenas trabalho interno. Delivery: qualquer estabelecimento pode organizar e instituir a entrega de seus produtos via delivery.