Restaurantes e academias voltam a funcionar a partir de hoje
Itatiba e toda a região de Campinas passaram para a fase amarela do Plano SP, o que permite maior flexibilização
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Lucas Selvati/JI
Da Redação
Após o governador Doria (PSDB) anunciar na tarde de ontem, 7, que a região de Campinas, a qual Itatiba pertence, passou para fase amarela do Plano SP, o prefeito Douglas Augusto (DEM) comunicou, durante live realizada ontem à noite, que a partir de hoje, 8, está liberado o funcionamento de restaurantes, padarias e pizzarias para consumo local, em áreas arejadas e ao ar livre.
“Até ao momento, 153 restaurantes, padarias e pizzarias que se cadastraram no Plano de Flexibilização Responsável (PFR) já passaram por vistoria e podem reabrir”, disse. Douglas ressaltou queacademias e centros esportivos também podem retomar as atividades a partir de hoje.
Os parques Ferraz Costa e Linear também voltam a funcionar em seus devidos horários. Já o Parque Luís Latorre passapor obras de revitalização, por isso permanece fechado. Quanto ao comércio, atendendo à solicitação da Aicita, o prefeito informou que pode voltar a abrir aos domingos.
Santa Casa e Teste Itatiba
O secretário adjunto de Saúde, Carlos Lemes, afirmou que até ontem seis pacientes estavam internados na enfermaria da Santa Casa e sete na UTI. “Apesar do aumentode casos, a situação tem se mantido estável nas últimas semanas”, afirmou Lemes.
Quanto ao Teste Itatiba, o secretário comunicou que já foram realizados 886 testes. Destes, 25 apresentaram resultado positivo para coronavírus. Uma taxa de infecção em torno de 2,8% a 3%.
Lemes voltou a pedir à população que evite ir ao pronto socorro da Santa Casa. “Estamos tendo problemas diariamente. A Santa Casa foi transformada para atendimento de covid, portanto deem prioridade ao UPA ou aos postos de Saúde. A Santa Casa só está atendendo casos urgentes”, ressaltou o secretário.
Volta às aulas
Doria confirmou que o governo adiou a volta às aulas presenciais para o dia 7 de outubro, apesar de permitir que instituições em regiões da fase amarela há pelo menos 28 dias possam reabrir já no dia 8 de setembro. A medida é válida tanto para o ensino público quanto privado.
Ainda, segundo o governador, a partir do dia 8 de setembro serão permitidas atividades de reforço escolar, desde que sejam observados os protocolos sanitários e de capacidade das salas de aula.