Restaurante de Vinhedo é selecionado para integrar projeto Rotas Gastronômicas SP
Ação reconhece e promove os principais produtos e restaurantes de diversas regiões do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação
O restaurante Origem 75 foi selecionado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo para representar Vinhedo no projeto de Rotas Gastronômicas SP, para reconhecer e divulgar os principais produtos e restaurantes de diversas regiões do Estado, organizando-os em rotas gastronômicas e promovendo o turismo gastronômico da região. Os pratos que irão representar Vinhedo são a salada Origem 75 e o risoto de beterraba.
“Com a inclusão de Vinhedo no guia estadual, buscamos promover o turismo gastronômico, que é recheado de opções em nossa cidade, além de fortalecer a produção orgânica dos produtores de Vinhedo. O turismo gastronômico pode abrir portas para outras atrações da nossa cidade, como o turismo rural, cultural e de contemplação”, destacou o prefeito Dario Pacheco.
Dr. Dario lembrou que Vinhedo já está em processo de se tornar Município de Interesse Turístico (MIT) e que integra o Distrito Turístico Serra Azul, junto com Itupeva, Louveira e Jundiaí. “Fortalecer o turismo é importante porque nossa cidade tem atrações especiais e porque o turismo contribui para o desenvolvimento sustentável, com geração de renda, empregos e riquezas”, afirmou.
A salada Origem 75 mistura kale (uma espécie de couve) verde e roxa, rúcula, espinafre, abóbora cabotiá, beterraba, queijo de cabra e grãos, todos ingredientes 100% orgânicos, compondo um prato repleto de texturas e nutrientes. Também como opção vegetariana, nutritiva e de textura única, o risoto de beterraba com queijo cabra é um dos mais pedidos no Origem75.
Segundo informa o restaurante, aproximadamente 60% das folhas servidas no local são cultivadas em um sítio próprio, que também fica em Vinhedo. “Tudo produzido com a premissa da agroecologia e com o selo de certificação de orgânico. O que não produzimos, buscamos em pequenos produtores e distribuidores da região”, explicou Rodrigo Rivellino, um dos sócios do restaurante.
O guia com as rotas gastronômicas do Estado de São Paulo tem previsão de lançamento no segundo semestre deste ano.