Respiração oral é problema frequente em crianças e adultos
Segundo dr. Thiago, a respiração oral não é fisiológica
Foto: Lucas Selvati
Da Redação
Muitas crianças possuem o hábito de respirar pela boca. Segundo o otorrinolaringologista dr. Tiago Parazzi, em entrevista ao Jornal de Itatiba, isso está errado, pois o correto é respirar pelo nariz.
“A respiração oral não é fisiológica e causa alterações no crescimento crânio facial. Algumas das consequências são palato fundo e a famosa mordida cruzada”, explicou.
Causas
A respiração oral, tanto em crianças como em adultos, é bem frequente. O dr. explica que a causa mais frequente em crianças é a hipertrofia de adenoides, amígdalas e rinite. “Nas pessoas mais velhas, o desvio de septo e rinite podem ser os causadores do problema”.
Sintomas
Os sintomas da respiração oral de crianças são a boca aberta, respiração ruidosa e sialorreia – ou seja, a criança que baba o tempo todo.
Segundo Tiago, é fácil de perceber que o respirador oral está errado, basta olhar para a sua postura. “O correto é ficar com a boca fechada”.
Tratamento
O especialista disse que o tratamento depende da causa, e é procurado identificar a causa como rinite ou hipertrofia de adenoides para tratar.
“Depois, as alterações no palato e mordida são tratadas em conjunto com dentista e fonoaudiólogo”, finaliza.