Residentes do Mário Gatti recebem treinamento de cirurgia de aneurisma
Médicos da Residência de Neurocirurgia utilizaram um modelo sintético de cérebro para simular o procedimento
Foto: Divulgação
Médicos residentes em neurocirurgia do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti participaram na manhã desta sexta-feira, 18 de novembro, de treinamento para realização de cirurgia de aneurisma cerebral, utilizando um modelo sintético de cérebro.
A capacitação é parte das atividades educacionais na adoção de novas técnicas cirúrgicas que visam a melhor formação de especialistas e elevar o nível da assistência à população. Participaram do treinamento seis residentes e quatro preceptores.
Aneurisma cerebral é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro, como uma bolha na câmara de ar de carro, que pode se expandir, romper e levar à hemorragia cerebral.
Estima-se que estejam presentes em cerca de 5% da população geral e representem 2% das mortes, com prevalência dez vezes maior de aneurismas não rotos (que não rompem) e assintomáticos. Em geral, tornam-se sintomáticos entre 40 e 60 anos de idade, com predominância no sexo feminino, embora sem predileção por algum grupo étnico.
Nas aulas, os residentes discutem os casos clínicos e, depois, simulam em cérebro sintético o uso de diferentes técnicas. Uma delas é a convencional, procedimento que é feito com a abertura do crânio para realizar a clipagem do aneurisma, com técnicas de microcirurgia precisa. O clip é uma peça de metal pequena que é colocada no colo ou na base do aneurisma para impedir que o fluxo de sangue se acumule em seu interior.