Resgatado em Itatiba com fratura na perna, jacu passa por cirurgia para aplicação de fixadores
Foto: Divulgação
Encontrado em uma praça de Itatiba com dificuldade para se locomover, um jacu adulto foi resgatado pela Guarda Municipal e entregue para os cuidados do Cras da Mata Ciliar, onde a equipe realizou as primeiras análises, com exame de radiografia, que confirmaram uma fratura na perna direita. Posteriormente, foi realizado um procedimento cirúrgico em São Paulo, com a parceria do médico veterinário André Grespan, para a aplicação de fixadores externos.
“Devido o estágio avançado da cicatrização, que se dá mais rápido em aves, não foi possível colocar um pino intramedular, mas foi possível o fixador externo, que ajudará na cicatrização e na consolidação óssea”, explicou Julia Caraça Augusto, médica veterinária da Mata Ciliar.
Agora, o animal continua sob cuidados da ONG, sendo realizado um tratamento com medicação e com observações diárias de seus comportamentos, para que se recupere sem consequências e possa voltar a andar novamente.
O município de Itatiba possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.