Relógios inteligentes e realidade virtual: o que esperar da tecnologia em 2025
Avanços são registrados em várias áreas, com o objetivo de aprimorar as relações
![](https://www.ji.com.br/uploads/images/2025/02/relogios-inteligentes-e-realidade-virtual-o-que-esperar-da-tecnologia-em-2025-1738760647.jpg)
Foto: iStock/ Daniel de la Hoz
A tecnologia está em constante evolução, e a expectativa é de que em 2025 muitas mudanças significativas possam surgir. Com elas, há transformações também na maneira como vivemos, trabalhamos e nos conectamos com o mundo. De inovações em inteligência artificial a transformações no mercado de dispositivos móveis, as tendências tecnológicas apontam para um futuro mais inteligente, acessível e eficiente.
Inteligência artificial: sempre em evolução
Em 2025, a inteligência artificial (IA) será onipresente, impulsionando avanços em diversas áreas, como saúde, finanças e educação. As máquinas não só estarão mais integradas ao nosso cotidiano, mas também serão capazes de aprender com os dados, oferecendo soluções mais personalizadas. Além disso, a evolução do Machine Learning, uma ramificação da IA, permitirá que algoritmos se tornem cada vez mais precisos e autônomos.
Conectividade 5G: o avanço em relação à velocidade de internet
A conectividade 5G segue em expansão no Brasil e no mundo. Com isso, novos modelos de negócios baseados em dados em tempo real poderão ser mais viáveis, desde o streaming de vídeos em alta definição até a realização de operações bancárias com total segurança.
Além de beneficiar o setor de telecomunicações, o 5G é fundamental para a Internet das Coisas (IoT), conectando dispositivos como carros autônomos e eletrodomésticos inteligentes. A promessa de um mundo mais interconectado abrirá portas para uma verdadeira transformação digital, proporcionando um aumento na eficiência de processos em diversas indústrias.
Dispositivos vestíveis
Se tem “watch” na palavra, há avanço. Relógios e óculos inteligentes são alguns dos exemplos que também devem continuar em expansão. Esses gadgets estarão mais avançados e integrados ao nosso estilo de vida, oferecendo funcionalidades além da simples medição de atividades físicas. Com sensores aprimorados, eles poderão monitorar a saúde em tempo real, enviando dados para os médicos e permitindo tratamentos mais personalizados.
Celulares (ainda) mais modernos
Os celulares de 2025 não só serão mais rápidos e poderosos, mas também continuarão a ser mais acessíveis. Modelos mais antigos, como o iPhone 12 seminovo, terão suporte para as novas tecnologias, incluindo IA, o que tornará esses dispositivos mais competitivos, mesmo com o lançamento de novos modelos. Isso possibilita que muitos consumidores aproveitem recursos de ponta sem precisar investir em um smartphone de última geração.
Ao contrário do que muitos imaginam, a obsolescência dos dispositivos móveis não será tão rápida quanto se pensava. O iPhone 12 usado, por exemplo, continuará sendo uma opção viável para aqueles que desejam explorar as inovações tecnológicas, como a IA, sem precisar adquirir um modelo mais recente. A tendência é que a tecnologia se democratize, alcançando mais pessoas com modelos mais acessíveis.
Realidade virtual
Outro ponto de destaque envolve a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR). A expectativa é de que se tornem cada vez mais imersivas e acessíveis. Com a evolução de dispositivos como óculos e headsets, será possível explorar novas formas de entretenimento, educação e comunicação. Essas tecnologias permitirão, por exemplo, experiências de aprendizado mais interativas e realistas.
No setor do entretenimento, a VR e a AR criarão novas formas de interação com filmes, jogos e outras mídias. Além disso, as empresas poderão usar essas tecnologias para melhorar a experiência do cliente, oferecendo demonstrações de produtos em realidade aumentada ou criando ambientes virtuais para reuniões e eventos.