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Por Cristian

Registros, cancelamentos e consultas caem em março

Para manter a economia girando, a Aicita insiste na importância da campanha institucional permanente ‘Itatiba Eu Compro Aqui’

Por Cristian

Foto: Tatiana Petti/Aicita

Da Redação

O balanço do SCPC, da Associação Industrial e Comercial de Itatiba, divulgado no último dia 8, mostrou que houve queda nos registros, cancelamentos e consultas no mês de março. A baixa se deve às restrições no comércio, em função da pandemia de coronavírus.

Dos três índices, registros obteve a maior queda, 52% a menos que o mês anterior, quando foram incluídos 311 nomes no banco de dados do SCPC ante 149 em março.

Já em relação aos cancelamentos, foram 144 no terceiro mês do ano contra 165 em fevereiro, portanto, diminuição de 12,7%. O registrado em março foi, ainda, o menor dos últimos dois anos.

Consultas

O fechamento do comércio quanto aos serviços não essenciais também contribuiu para a queda nas consultas, que obteve o menor resultado dos últimos tempos, registrando 3.393 no período. Uma baixa de 3,47% em relação a fevereiro, que contabilizou 3.515 consultas.

Para o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da qual a Aicita faz parte, Alfredo Cotait, “essa queda no movimento geral, que se aprofundou mais ainda, reflete tanto as medidas adotadas para controlar a epidemia como a própria cautela do consumidor, que tem preferido comprar o essencial”.

Para manter a economia girando, a Aicita insiste na importância de se valorizar o comércio local neste momento, fortalecendo a campanha institucional permanente “Itatiba Eu Compro Aqui”.

Páscoa

Segundo o economista e diretor da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acici), Laerte Martins, nesta Páscoa, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) deverá ter redução de 50% nas vendas no comércio e não haverá contratação de temporários. “Os trabalhadores perderão um total de 7.680 vagas nesse período”, calcula Martins.     

Ainda, de acordo com o economista, o volume de vendas na Páscoa não deverá ultrapassar R$ 267 milhões na RMC. No ano passado, foram contabilizados R$ 533 milhões. Redução também quanto ao ticket médio, ficando em torno de R$ 100 por presente, considerando, principalmente, os ovos de Páscoa; em 2019, o ticket médio foi de R$ 131.

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