Região de Campinas registra 49 afogamentos em 2023
Foto: Corpo de Bombeiros de Valinhos
Com o calor intenso que vem atingindo as cidades, e que deve aumentar nas próximas semanas, os lagos, cachoeiras e riachos da região estão cada vez mais frequentados.
No Rio Jaguari, em Pedreira, moradores de diversas cidades da região vão ao local aproveitar as prainhas nas margens do rio. Porém, apesar de todo o clima de descontração, é necessário tomar muito cuidado ao nadar.
No estado de São Paulo, entre janeiro e outubro de 2023, houve um aumento de 22% nos afogamentos, se comparado com o mesmo período do ano passado. São 42 mortes em 2023 contra 35 em 2022.
Só na região de Campinas, de acordo com o Corpo de Bombeiros, foram 49 afogamentos entre janeiro e 14 de dezembro. Há pouco tempo, no próprio Rio Jaguari, dois primos morreram após se afogarem.
Raiany Jesus França, de 18 anos, e Fabrício Jesus dos Santos, de 27 anos, foram encontrados na última quinta-feira, 14. O tenente do Corpo de Bombeiros, Lucas Brolezi, explica que é necessário tomar algumas medidas de precaução ao entrar na água ou ao tentar ajudar alguém que está se afogando.
Ao ver alguém se afogando, o correto a se fazer é ligar para o número 193 para que o Corpo de Bombeiros possa realizar o salvamento.
* com informações da Rádio CBN Campinas