Região de Campinas permanece na fase vermelha
Na live semanal, o prefeito enfatizou que mais de seis mil itatibenses se inscreveram no ‘Itatiba Teste’
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Lucas Selvati
Da Redação
As 42 cidades da DRS7 permanecem na fase vermelha, segundo o que foi anunciado pelo governador João Doria ontem, dia 17. Além da região de Campinas, há, no interior, outras cinco regiões com restrição total ao atendimento presencial: Araçatuba, Franca, Ribeirão Preto e Piracicaba, que regrediu ontem.
“A aceleração está se dando de forma mais contundente no interior. Mas o Estado segue aumentando a capacidade hospitalar, mantendo o atendimento para todas as pessoas”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Segundo o secretário, houve um aumento de 11% da capacidade hospitalar estadual em UTIs em relação à semana, passando de 20,3 leitos por 100 mil habitantes para 23,3 vagas e distribuição de 259 novos respiradores para suporte a pacientes em estado grave.
“Nós ainda estamos na quarentena e isso exige atenção redobrada das pessoas, uma obediência rigorosa aos critérios sanitários aprovados pelo Centro de Contingência da covid-19 para todo o Estado”, alertou o governador João Doria.
Itatiba
Na live semanal no Facebook, o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira destacou que 6.973 itatibenses realizaram o cadastro no programa “Itatiba Teste”, entre eles, 64,7% são mulheres e 35% homens. “Agora serão realizadas triagens por bairro e idade, e será feita uma escolha aleatória e confidencial”, explicou o prefeito.
Douglas ainda destacou que o governo não entrou em um consenso sobre o movimento separatista das microrregiões, “apesar de não concordamos, respeitamos a decisão do estado e permanecemos na fase vermelha”, destacou.
Ontem, foram adicionados 13 casos positivos (sete homens e seis mulheres) foram adicionados ao Boletim de Itatiba.
Resto do Estado
Além das cinco regiões na fase vermelha, as áreas de Araraquara, Barretos, Bauru, Marília, Presidente Prudente, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté estão na fase laranja do Plano São Paulo. A Baixada Santista e a região de Registro, além da capital paulista, estão na fase amarela.