Reconhecido mundialmente, Zooparque Itatiba completa 30 anos
Foto: Divulgação/Zooparque
O Zooparque Itatiba surgiu do sonho de dois empresários europeus, criadores de aves e amantes da natureza. Foi inaugurado no começo da década de 90 como um criadouro conservacionista, chamado de “Paraíso das Aves”.
Com o passar dos anos houve um aumento no interesse dos proprietários em alojar espécies de diferentes classes e diferentes regiões do mundo. Algumas mudanças foram feitas na infraestrutura e logística da área e no dia 25 de fevereiro de 1994, foi inaugurado o Zooparque Itatiba.
O Zooparque teve como principal meta desenvolver um zoológico com conceitos naturalistas, que replicasse ao máximo o habitat natural das espécies cativas, priorizando sempre a qualidade de vida e bem-estar dos animais.
Inicialmente, o plantel era construído por cerca de 700 aves, sendo que algumas delas ainda seguem na instituição como as: harpias, pelicano-rosa, uiraçu-falso, flamingo-rosa, marabu, cegonha-do-Senegal, casuar-de-capacete, entre outras. Mas, com o passar dos anos, novas espécies e animais foram chegando, e hoje o zôo possui sob seus cuidados, aproximadamente 1.200 animais de 180 espécies diferentes.
Foram 30 anos de trabalho árduo e muitas conquistas em prol da conservação das espécies e não é à toa que a instituição se tornou um dos melhores zoológicos do Brasil com reconhecimento mundial. Sua principal filosofia é realizar ações que promovam, através da educação ambiental, a conscientização dos visitantes sobre a importância na preservação do meio ambiente. Os conceitos de conservação e pesquisa são pilares fundadores dessa instituição, inúmeras parcerias e projetos foram firmados e desenvolvidos ao longo dos anos a fim de concretizar atividades que englobem essas questões, realizando diariamente atividades voltadas à conservação de espécies ameaçadas.
CONSCIENTIZAÇÃO E APRENDIZAGEM
O Zoo conta também com um núcleo de educação ambiental que desenvolve o ensino e a conscientização sobre a importância do respeito ao meio ambiente com os visitantes, escolas e grupos.
Em 2020 o Zooparque inaugurou sua nova atração “Viagem pela Evolução e Biodiversidade do Mundo”. Este projeto ambicioso conta com uma estrutura de 2.400 m², sendo considerado um dos maiores museus de história natural da América Latina. Este novo centro de aprendizagem tem como missão promover o conhecimento sobre a origem da vida, evolução, biodiversidade e impactos ambientais das mudanças climáticas.
Com o trabalho focado na conservação, a reprodução de espécies ameaçadas é muito importante para o zoológico. Dentre elas podemos citar o nascimento dos patos-mergulhões, girafa-Rothschild, mico-leão-dourado, mico-leão-cara-dourada e tamanduá-bandeira.
A instituição participa de inúmeros projetos de pesquisas e conservação em parcerias com universidades e institutos, entre eles podemos destacar o do cervo-do-Pantanal, Harpia, Tamanduaí e o principal deles, o Projeto do Pato-Mergulhão, ave brasileira criticamente ameaçada de extinção, essa iniciativa faz parte do PAN-Plano de Ação Nacional para Conservação, em parceria com o ICMBio, que visa a conservação dessa espécie através da reprodução sob cuidados humanos, para uma futura reintrodução na natureza.
Nesses 30 anos que se passaram, o Zooparque conseguiu escrever uma linda história em prol dos animais e desejamos vida longa a instituição para continuar fazendo a diferença na conservação das espécies, muitos projetos estão sendo realizados e muitos ainda estão por vir.
Para comemorar as 3 décadas de existência e tudo o que já foi feito até aqui, a equipe de nutrição animal preparou um dia especial para os animais, com direito a “bolo”. Todos os bolos foram preparados pensando nos hábitos e biologia de cada espécie, com itens que fazem parte da sua dieta e essa atividade além de ser especial para o zoo por ser uma data comemorativa, ela também promove o bem-estar dos animais.