Receita Federal e Garra, apreendem celulares e telas em fundo falso de veículo
O valor das mercadorias retidas foi estimado em aproximadamente R$ 70 mil
Na tarde de 18 de junho, o Grupo de Repressão (GREP) da Alfândega da Receita Federal em Viracopos participou de operação em conjunto com o grupo Garra, da Polícia Civil.
Informações de inteligência da Receita Federal na 9º RF, que inclui os estados do Paraná e de Santa Catarina, apontaram um veículo de passeio que havia partido de Foz do Iguaçu durante a madrugada, em direção ao estado de São Paulo, e que poderia conter produtos ilícitos.
Servidores do GREP e policiais do Garra deslocaram-se até a Rodovia Castelo Branco (SP 280) e realizaram a abordagem do veículo suspeito, que era ocupado pelo condutor e um passageiro. Após rápida entrevista, o condutor confessou transportar, em fundos falsos do veículo, mercadorias importadas irregularmente.
Foram encontrados fundos falsos no painel e no parachoque dianteiro. Foi necessária a desmontagem das estruturas para retirada da mercadoria, composta por cerca de 1.640 baterias para aparelhos celulares de diversas marcas e 20 telas para celular. Todas as mercadorias tinham procedência estrangeira e não houve comprovação da sua regular importação.
O valor das mercadorias retidas foi estimado em aproximadamente R$ 70 mil. Além disso, foi também retido um veículo por transportar mercadorias sujeitas à pena de perdimento.
O condutor e o passageiro foram presos em flagrante por crime de descaminho e conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Sorocaba/SP.
Serão instaurados processos administrativos para aplicação da pena de perdimento das mercadorias e do veículo