Receita Federal deflagra Operação Faro do Vinho na Grande São Paulo
Estimativa é de que seja apreendido cerca de R$ 1,2 milhão em vinhos e perfumes importados irregularmente
Foto: Divulgação
A Receita Federal realiza nesta quarta-feira, dia 7 de julho, a Operação “Faro do Vinho” na Grande São Paulo. A ação se dá em dois estabelecimentos de uma empresa, localizados em shopping da avenida Paulista, na capital, e em Alphaville, em Barueri. A empresa vende produtos descaminhados e contrabandeados, em sua maioria vinhos e perfumes. Espera-se apreender cerca de 5 mil garrafas de bebidas e mil frascos de perfume, com valor total aproximado de R$ 1,2 milhão.
Os produtos comercializados pela empresa alvo da operação são de origem estrangeira, mas não têm documentos que comprovem a importação ou aquisição regular no mercado nacional. A empresa faz as vendas dos produtos irregulares em loja física e pela internet, em plataformas de e-commerce e em redes sociais.
O nome da ação faz alusão aos produtos introduzidos de maneira irregular no território nacional e à busca pelo ilícito realizada pelo Órgão.
O combate à prática realizada pela empresa busca trazer para a legalidade o referido mercado e fornecer um ambiente de concorrência saudável para o desenvolvimento da economia nacional. Além disso, sem os devidos controles sanitários, os produtos para uso e consumo humano, como bebidas e perfumes, apresentam sérios riscos para os consumidores, visto que são produtos de origem duvidosa.