Rainha do Xadrez: Regina Bonfim brilha nos Jogos da Melhor Idade
Invicta na competição e ícone da modalidade, atleta combina paixão pelo xadrez com um legado de dedicação e ensino
Foto: Govesp
Conhecida como a “Rainha do Xadrez”, Regina Bonfim, não apenas domina o tabuleiro com maestria, mas também se tornou uma referência nos Jogos da Melhor Idade (JOMI), quando o assunto é dar xeque-mate. Sorocabana de coração, Regina está invicta na sua modalidade e é uma das favoritas para levar o título estadual.
Com uma mente afiada e um sorriso encantador, Regina começou a jogar xadrez ainda criança, quando estava no colégio. Aos 12 anos, a enxadrista ganhou o seu primeiro tabuleiro e de lá pra cá, nunca mais parou. ”Quando eu conheci o xadrez me apaixonei imediatamente. No começo eu jogava com meus pais e os meus irmãos, mas aos 19 anos entrei no Clube Sorocaba, onde tive aula com grandes mestres”, recorda Regina.
Ao longo das décadas, Regina não apenas aperfeiçoou suas habilidades, mas também se dedicou a ensinar o jogo às novas gerações, dando aula para crianças, jovens e adultos interessados na modalidade. “No xadrez, existem muitas possibilidades e a cada dia é possível aprender e ensinar mais. Antigamente, eu chegava a treinar e estudar 8 horas por dia”, conta. Sua paixão pela modalidade se transformou em uma missão de vida: mostrar que o jogo é uma ferramenta poderosa para manter a mente ativa.
Nos Jogos da Melhor Idade, Regina se tornou uma figura icônica, ao se tornar uma atleta invicta nesta edição. Participando pela segunda vez do JOMI, a representante de Sorocaba é uma das favoritas para levantar a taça de campeã estadual.
Criado pela Secretaria Estadual de Esportes para promover a saúde e o bem-estar de pessoas a partir dos 60 anos, o JOMI é uma competição que celebra a vitalidade na terceira idade.
Regina Bonfim segue sendo a rainha, não só do xadrez, mas de um legado de determinação, inteligência e amor pela modalidade. Em Sorocaba, e para todos que a conhecem, ela é mais que uma campeã: é um exemplo vivo de que a melhor idade é, na verdade, a idade em que se vive o melhor da vida.