Quinta Campanha de Doação de Sangue será realizada neste sábado
Nos últimos dez dias, o Hemocentro registrou redução de 23% nas doações, o que equivale a 1,4 mil bolsas
Foto: Arquivo JI
Da Redação
O Rotary Club de Itatiba irá realizar, neste sábado, dia 13, a quinta Campanha de Doação de Sangue de 2023, nas dependências do SUS (sito à Rua Marcos Dian – 365, Jardim de Lucca), das 8h30 às 12h.
Voluntários que quiserem doar devem portar um documento com foto. Além disso, as exigências são que o doador deve pesar mais de 50 kg; ter entre 18 e 69 anos (os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis); deve alimentar-se bem (não estar em jejum); não deve ter consumido bebida alcóolica nas últimas 24 horas; não deve ter feito piercing, tatuagem ou cirurgia em um período de um ano; não pode estar em período de amamentação e não pode ter se vacinado nas últimas 48 horas.
Uma bolsa de sangue, que contém 450 mililitros, pode salvar até quatro vidas. Para realizar o agendamento, o interessado pode entrar em contato através do WhatsApp (11) 96916-2638.
Baixo estoque
O banco de sangue do Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que abastece todos os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) da região, está com baixo estoque.
Com esta baixa, algumas cirurgias correm o risco de ser adiadas, pois é necessário que haja uma reserva se sangue para que sejam realizadas.
Nos últimos dez dias, o Hemocentro registrou redução de 23% nas doações, o que equivale a 1,4 mil bolsas. A queda nas temperaturas causa essa diminuição.
No Hemocentro, o sangue A, tanto positivo quanto negativo, está em nível crítico. O mesmo vale para o tipo O positivo e negativo e B negativo.
Sobre a doação
Durante a coleta, são retirados 480 ml de sangue do doador. Essa quantia é menos de 10% do volume de sangue que circula no corpo humano. Do total coletado, 450 ml vão para doação e os outros 30 ml são destinados para exames laboratoriais, para comprovar a segurança do material.
Homens podem doar quatro vezes no período de 12 meses, com um intervalo mínimo de 60 dias entre cada coleta. Já as mulheres podem doar até três vezes no período de 12 meses, com intervalo de 90 dias entre as doações.