Queimadas disparam na Região de Campinas: mais de 300 ocorrências em quatro dias
Foto: Carlos Bassan
Por conta das diversas queimadas registradas nos últimos dias na região de Campinas, o número 193, do Corpo de Bombeiros, que abrange dez cidades da região, incluindo Campinas, registrou mais de 17 mil ligações entre os dias 9 e 12 de setembro.
Neste período, o Corpo de Bombeiros teve aproximadamente 340 ocorrências. Na comparação com o mesmo período no ano anterior, entre os dias 10 e 13 de setembro, a corporação registrou 30 ocorrências. Um aumento de 1033,3%.
Uma das áreas mais prejudicas da cidade é a região do Pico das Cabras, onde fica o Observatório Municipal Jean Nicolini, um dos principais pontos de observação do interior paulista. Mais de 150 hectares da área foram totalmente destruídos pelas chamas.
Outro ponto afetado foi o distrito de Barão Geraldo, que teve uma área de mata, cercada de vegetação natural, incendiada. A Polícia Civil investiga se um homem de 51 anos, que seria caseiro de uma fazenda, teria iniciado o fogo ao queimar entulho.
Além do município de Campinas, equipes do Corpo de Bombeiros atuaram em diversas cidades da Região Administrativa de Campinas nos últimos dias, como é o caso de Morungaba, Itatiba, Elias Fausto, Amparo, Brotas, Caconde, Lindóia e Bom Jesus dos Perdões. Essas cidades tiveram focos de incêndio e são fiscalizadas pela Defesa Civil Estadual, que criou um sistema de monitoramento, por conta do interior paulista ser uma das regiões mais afetadas pelas queimadas.
O tempo seco, a baixa umidade relativa do ar e principalmente as temperaturas elevadas, favoreceram novos focos de incêndios na região. O Corpo de Bombeiros e equipes do Helicóptero Águia tem atuado nos casos, construindo aceiros e evitando a propagação das chamas.
Além disso, governo do Estado de São Paulo divulgou diretrizes para enfrentamento da piora da qualidade do ar. A principal recomendação de saúde é que as pessoas evitem atividades físicas ao ar livre e aumentem a ingestão de água.
Outra medida, que foi anunciada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), é a suspensão temporariamente das autorizações de queima no estado. Somente poderão ser emitidas autorizações para queima prescrita que tenha por objetivo prevenir incêndios.
* com informações da Rádio CBN Campinas