Quase seis mil consultas são realizadas ao SCPC da Aicita
De acordo com os dados, o índice de consultas realizadas obteve o maior resultado dos últimos 35 meses, totalizando 5.884 consultas entre dia 1º e 31 de julho
Foto: Reprodução
Da Redação
A Associação Comercial e Industrial de Itatiba (Aicita) divulgou na última quinta-feira, dia 6, o balanço referente ao mês de julho do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
De acordo com os dados, o índice de consultas realizadas obteve o maior resultado dos últimos 35 meses, totalizando 5.884 consultas entre dia 1º e 31 de julho. Os balanços anteriores só ficavam atrás das 7.161 consultas feitas em agosto de 2017.
Em razão da pandemia de coronavírus, o índice de julho de 2020 é 15,5% maior do que o balanço anterior, quando foi registrado 5.092 consultas. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice é 33% superior, quando foram realizadas 4.413 consultas.
Dia dos Pais
A expectativa é de que haja um alto índice de consultas no próximo balanço, devido ao Dia dos Pais, que marca a retomada do comércio por ser a primeira data comemorativa pós o retorno à fase laranja do Plano São Paulo, que permitiu a reabertura do comércio seguindo as normas sanitárias. Para incentivar as compras, a Aicita lançou a campanha “Itatiba Eu Compro Com Segurança Aqui” especial de Dia dos Pais.
De acordo com a pesquisa nacional do Boa Vista para o Dia dos Pais, a escolha do presente não deverá surpreender os pais, e a preferência será por itens do setor de vestuários e calçados (45%), seguido de acessórios (17%) e perfumes/cosméticos (16%), considerados tradicionais da data.
Em relação ao investimento, 80% pretendem gastar o mesmo valor, em comparação com o mesmo período do ano passado, ou menos. O ticket médio geral será em torno de R$ 173,5% menor quando comparado ao do ano anterior.
Sobre a retomada gradual do comércio e serviços, 60% dos consumidores apoiam esta medida, e 29% dizem já ter retomado a rotina de compras fora de casa, priorizando as idas a supermercados (64%), restaurantes e padarias (29%), e roupas e calçados (21%).
Outros índices
Os outros índices do balanço SCPC da Aicita não foram tão positivos. Os cancelamentos, referentes aos nomes retirados da lista de devedores, tiveram queda de 10%, passando de 175 em junho para 157 em julho.
O índice de inclusão foi o maior do ano até então, com 94% a mais em julho em relação a junho, passando de 116 para 226 nomes registrados na lista de devedores do SCPC, porém esta quantia é 67% inferior a inclusão do mesmo período de 2019, quando foram registrados 689 registros.