Quase 120 bolsas são arrecadadas na Campanha de Doação de Sangue
Os testes de hipertensão não estão sendo realizados por conta do covid-19
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Da Redação
No último sábado, dia 9, nas dependências do Ambulatório Central de Especialidades (SUS), foi realizada a 5ª Campanha de Doação de Sangue de 2020, promovida pelo Rotary Club de Itatiba, em parceria com a Unicamp.
Na ocasião, por conta da pandemia do covid-19, foram agendadas 150 senhas e 149 foram cadastradas, além de 31 inaptos que, segundo o coordenador da campanha, Vicente Jorge Caramés, não puderam doar por algum motivo, como gripe ou vacinas. Houve apenas uma desistência e 55 pessoas estavam lá pela primeira vez. Foram arrecadadas, na ocasião, 118 bolsas. Segundo Caramés, ao contrário do que se esperava, o isolamento social não fez com que o número de doações caísse, “dá impressão que muita gente se sensibilizou, que estão pensando no próximo e que um dia também podem precisar da doação. Acredito que agendar pelo telefone também facilitou, pois diminuiu o tempo de espera. Foi uma surpresa e uma alegria muito grande”, destacou o coordenador.
O médico também convidou a todos para a próxima campanha, que será realizada no dia 13 de junho, “o coronavírus é um inimigo e temos que nos opor e nos unir contra ele, fazendo o bem”, acrescenta.
Medula óssea e hipertensão
Houve 60 cadastros para medula óssea realizados no sábado, enquanto que os testes de hipertensão estão suspensos por conta da pandemia do covid-19.
Apoio
A Campanha de Doação de Sangue é promovida pelo Rotary Club de Itatiba, em parceria com o Hemocentro da Unicamp, e tem apoio da Secretaria de Saúde de Itatiba, Unimed Itatiba, Sabesp, Só Pãozinho Panificadora, Grupo Carrantos, Drogaria Marcelo, ITV Brasil, Rádio da Paz, Jornal de Itatiba – JI e CRN – AM.