Missa de Cinzas abre quaresma e Campanha da Fraternidade em Itatiba
Foto; Reprodução / Redes Sociais
Dando início ao Tempo da Quaresma, período marcado pela preparação para a Páscoa, as paróquias de Itatiba celebraram, nesta quarta-feira (14), missas que apresentaram a imposição das cinzas na testa dos fiéis, simbolizando penitência e arrependimento,
Neste dia 14 também, foi celebrado com profundo respeito e gratidão os 14 anos de ordenação sacerdotal de Padre Maycon. “Neste tempo de início da Quaresma, refletimos sobre o chamado generoso que ele aceitou com humildade e dedicação. Sua entrega incansável à comunidade é uma bênção para todos nós. Que Deus continue a guiá-lo e fortalecê-lo em seu serviço pastoral. Obrigado, Padre Maycon, por sua resposta fiel ao chamado divino. Que este aniversário sacerdotal seja marcado pela renovação espiritual e bênçãos sem medida”, foi a mensagem postada nas redes sociais da Basílica.
As origens da Quaresma são de 325 d.C., quando era mais comumente usada como uma fase de preparação para batismos. A duração do feriado é uma homenagem aos 40 dias de jejum de Jesus Cristo enquanto ele viajava pelo deserto, depois de ser batizado e antes de começar seu ministério. Este período é considerado pelos cristãos como o teste de Deus para a espiritualidade de Jesus e sua capacidade de resistir à tentação.
Hoje, os cristãos usam o feriado tanto para arrepender-se quanto para refletir. A cruz de cinzas que marca a testa de alguns cristãos é destinada a representar a mortalidade e a penitência por seus pecados. É aplicada por um padre durante uma missa matinal, muitas vezes acompanhada de uma pequena bênção: "Lembre-se de que você é pó e ao pó você voltará". Muitos optam por manter a cruz durante todo o dia.
A cinza em si é feita de folhas de palmeira queimadas utilizadas durante os cultos de Domingo de Ramos do ano anterior, data que comemora a chegada de Jesus a Jerusalém uma semana antes de ele ser crucificado e ressuscitado. Acredita-se que os residentes o receberam acenando com frondes de palmeiras.
Jejum e Quaresma
A Quarta-Feira de Cinzas dá o tom da Quaresma, que é considerada um momento de auto-aperfeiçoamento. Originalmente, os cristãos que observavam a Quaresma só podiam comer uma refeição por dia e eram proibidos de comer carne ou peixe durante todo o período. Esta tradição foi relaxada pelos católicos romanos durante a Segunda Guerra Mundial.
Enquanto alguns ainda seguem uma versão rígida do jejum às sextas-feiras durante a Quaresma, muitos optam por desistir de indulgências como o álcool e as mídias sociais. (com informações do site da Nathional Geografic).