Quarentena é prorrogada até 15 de junho, mas com flexibilização para retomada da economia
Na foto: Francisco Glicério praticamente vazia na última segunda-feira, devido ao feriado antecipado de 9 de julho
Foto: JI / Lucas Selvati
Da Redação
Em entrevista coletiva realizada ontem, 27, no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria (PSDB) anunciou que a quarentena no estado será prorrogada até o dia 15 de junho, no entanto, afirmou que haverá flexibilização em algumas regiões a partir da próxima segunda-feira, dia 1º, para a retomada das atividades econômicas.
De acordo com Doria, a retomada será dada às cidades que tiverem redução consistente no número de casos, disponibilidade de leitos nos hospitais públicos e privados e às que obedecerem ao distanciamento social.
“A nova fase do Plano São Paulo não é um relaxamento, mas um ajuste fino de acordo com as necessidades regionais. E temos dados técnicos para garantir essa retomada segura”, ressaltou o governador.
Ainda, durante a coletiva, Doria explicou que sua gestão vai usar bandeiras para sinalizar as cinco fases da retomada de atividades econômicas no estado. De acordo com o Correio Popular, a região de Campinas foi incluída na zona laranja, na qual os prefeitos terão autonomia para aplicar os planos municipais, com decisão de eventual flexibilização.
Plano de flexibilização
Em Itatiba, as atividades serão retomadas de acordo com o Plano de Flexibilização Responsável (PFR), divulgado pela Prefeitura na semana passada. O prefeito Douglas Augusto afirmou que o plano será executado aos poucos, levando em conta a ocupação de leitos, o número de casos ativos de coronavírus no município e a capacidade de fiscalização que a Prefeitura possui.
A flexibilização seguirá, ainda, um calendário, de acordo com o tipo de atividade. A partir do dia 1º comércio e prestadores de serviços retomam as atividades em Itatiba. Os mesmo deverão seguir as recomendações sanitárias, como uso de máscara e disponibilização de álcool em gel.
Desde a última segunda-feira, 25, os estabelecimentos podem se cadastrar no site da Prefeitura (www.itatiba.sp.gov.br/pfr) para receber a visita do fiscal, que orientará os mesmos a se prepararem para flexibilização.
Calendário de flexibilização
A flexibilização seguirá um calendário, de acordo com o tipo de atividade. Confira:
- 1º de junho - Comércio e prestadores de serviços
- 8 de junho – Academia e similares
- 15 de junho – Restaurantes, pizzarias e padarias e praça de alimentação
- 22 de junho – Cultos e missas
- 1º de julho – Pesqueiros, zoológicos, bares e lanchonetes
Regras gerais
- Medidas rígidas de limpeza e distanciamento físico, com controle de acesso
- Limite máximo de pessoas
- Uso obrigatório de máscaras
- Uso de EPIs por empregados e empregadores
- Disponibilização de álcool em gel 70%
- Desinfecção frequente do ar-condicionado
- Garantia de circulação de ar
- Caixas e guichês com proteção
Informações: Prefeitura de Itatiba