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Por Redação

Quais são os sinais mais comuns de autismo em crianças?

Entenda quais são os sinais e como identificar logo nos primeiros anos de vida da criança

Por Redação

Foto: andreswd/iStock

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma neurodivergência comportamental que pode ser caracterizada por dificuldades sociais e de comunicação, além de hábitos e padrões de comportamento repetitivos e muitas vezes restritivos.

Por se tratar de um espectro, existe uma gama variada de sintomas e intensidades diferentes. Em muitos casos, quando os sintomas e comportamentos são mais brandos, o TEA pode ser identificado em estágios mais avançados da vida.

No entanto, existem casos em que o TEA pode ser identificado ainda na infância, o que era conhecido como autismo infantil.

A nomenclatura “autismo infantil” não existe

Após a 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID -11), a Organização Mundial de Saúde passou a reunir diversos transtornos, como autismo infantil e Síndrome de Asperger, em uma única nomenclatura: o TEA.

Os estudos mais recentes passaram a apontar que esses transtornos possuem a mesma raiz e se manifestam de maneiras e intensidades progressivas. Pode-se entender esse assunto, de maneira simples, como uma classificação de cores; o azul-marinho é diferente do azul-bebê e do azul-celeste, mas todos fazem parte do espectro de cor azul.

Desde 2022 que não é mais utilizada a nomenclatura autismo infantil. No entanto, ainda é muito comum encontrar artigos e até médicos se referindo ao transtorno dessa maneira.

Principais sintomas e características

O TEA infantil pode ser identificado ainda nos primeiros meses de vida da criança, e, com o acompanhamento durante seu crescimento, pode ser classificado entre leve, moderado e severo.

Os principais sinais são notados em relação ao atraso de desenvolvimento cognitivo, social e comunicativo. No entanto, é muito importante salientar que nem todo atraso desses desenvolvimentos significa que a criança está no TEA, pois alguns indivíduos podem demorar mais a se desenvolver de maneira plena.

Dentre os sinais mais comuns encontrados no TEA durante a primeira infância, podemos mencionar a falta de contato visual da criança em relação a qualquer outra pessoa. Na fase de bebê, pode haver a inexistência da habilidade de imitar, sejam sons ou gestos, como bater palmas e cantar, feitos pelos pais ou tutores.

Outro sinal típico de crianças com autismo é que elas, normalmente, não respondem ou expressam reação ao serem chamadas pelo nome, muitas vezes dando a impressão de que não ouvem, comumente com o olhar fixo para algum objeto ou lugar.

O atraso na fala é, também, um sinal de alerta para os pais, especialmente quando a criança chega ao marco de 2 anos de idade e não expressa palavras ou frases.

O apego a objetos ou brincadeiras como forma de hiperfixação também deve ser observado, já que crianças neurotípicas acabam mudando constantemente seu foco entre brinquedos diferentes.

Por fim, há dificuldade de interação social em diferentes situações, seja com outras crianças, pets ou adultos por perto. É comum que crianças com autismo tenham muita dificuldade de entender expressões corporais e faciais em outras pessoas, além de muitas não gostarem de contato físico.

Esse comportamento pode ser ampliado para a dificuldade de compartilhar brinquedos, ojeriza a algumas texturas de objetos, como carpete ou veludo, e alimentos, como comidas pastosas ou frias.

Quanto mais cedo for diagnosticada o TEA, mais cedo os pais, familiares e tutores podem entender como interagir com a criança, sem passar por situações de estresse e traumas por falta de conhecimento. 

É muito importante que tanto a criança quanto os pais tenham acompanhamento com um profissional formado na faculdade de psicologia, para que medos, angústias, culpas e dúvidas sejam sanados ao longo do desenvolvimento da criança e que todos possam viver em um ambiente harmonioso.

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