Quais são os cursos de ensino superior mais procurados por vestibulandos?
Entre estudantes de todo o Brasil, cursos como Pedagogia e Direito se destacam na batalha por vagas em universidades federais
Foto: iStock/ fpphotobank
Todos os anos, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) lançam o Censo da Educação Superior – uma pesquisa que visa apurar quais são os cursos de ensino superior mais procurados do país. Os dados levam em consideração estudantes de todo o Brasil que ainda vão ingressar na faculdade, assim como aqueles que já estão cursando a graduação.
O estudo ajuda a identificar quais são as carreiras mais almejadas por vestibulandos, ou seja, estudantes que estão se preparando para disputar uma vaga em uma das diversas universidades federais do país. Confira quais são os cinco cursos mais concorridos, conforme o Censo de Educação Superior:
1 - Pedagogia
O curso de Pedagogia é o que detém o maior número de matrículas em universidades brasileiras, com mais de 816 mil alunos. Os estudantes da área estudam toda a ciência envolta à educação e ao aprendizado, se qualificando para atuar como professores do ensino infantil e fundamental, além de cargos de gestão educacional.
2 - Direito
O curso de Direito é o segundo com maior procura, acumulando mais de 759 mil alunos pelo país. A formação contempla tudo relacionado a legislação e normas jurídicas, sendo o principal requisito para aqueles que desejam seguir carreira de advogado – ou o primeiro passo para quem almeja um cargo maior como funcionário público.
3 - Administração
Em terceiro lugar, o curso de Administração soma mais de 626 mil alunos no país. A graduação pretende formar profissionais para gerenciar organizações e empresas, através de disciplinas que contemplam liderança, planejamento de recursos, estabelecimento de metas, etc.
Outros cursos
Além desses três, o top 10 também inclui Ciências Contábeis (351 mil matrículas), Enfermagem (334 mil), Psicologia (275 mil), Engenharia Civil (234 mil), Educação Física (231 mil), Sistemas de Informação (209 mil) e Medicina (204 mil).
Ainda existem as formações mais procuradas em universidades federais específicas, como o curso de Arquitetura e Urbanismo, que lidera entre os vestibulandos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). No campus de Curitiba, são 13,14 candidatos por vaga, seguido de perto pelo curso de Engenharia da Computação, com 12,23 candidatos por vaga.
Por outro lado, a UTFPR aponta que o curso de Tecnologia da Informação é o mais popular da instituição, liderando em oito dos seus 13 campus disponíveis no estado do Paraná.