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Por Redação

Quais são as principais dificuldades enfrentadas pela gestão escolar brasileira?

Falta de inclusão digital e diretrizes voltadas para educação inclusiva são algumas das principais falhas do sistema educacional brasileiro

Por Redação

(Créditos: iStock/ Junior Pereira)

Há muitos anos, o Brasil vem lidando com uma crise no sistema educacional – algo que ficou ainda mais evidente após a pandemia da Covid-19. A gestão escolar brasileira sofre com alguns problemas que já não são inéditos, mas que acabaram se agravando conforme novos desafios foram surgindo com o passar dos anos.

Grande parte dessas questões já foram parcialmente solucionadas pelas escolas particulares, mas os desafios seguem fazendo parte do sistema de ensino público – que acumula mais de 40 milhões de alunos em todo o país. A seguir, saiba quais são esses obstáculos e como eles interferem na qualidade da gestão escolar.

Evasão escolar

O problema número um do sistema educacional brasileiro está na evasão escolar, algo que já perdura por muitas décadas. Hoje, a quantidade de jovens que abandonam os estudos é bem menor que a da geração passada, mas os números ainda são preocupantes, e a gestão escolar não encontrou formas eficazes de contornar a situação.

Cada jovem possui suas próprias motivações para abandonar a escola, mas é de responsabilidade da própria gestão identificar esses gatilhos e oferecer alternativas para auxiliá-los. Em seus lares, muitos deles podem não ter o devido incentivo para seguir com os estudos, então é importante haver uma conscientização dos gestores para superar esse desafio.

Educação especial e inclusiva

As práticas de educação especial e inclusiva, ou seja, direcionada para alunos com diferentes tipos de deficiência, foram consideravelmente aprimoradas no ensino básico ao longo dos anos. Conforme o Indicador GEduc, aproximadamente 73,5% das escolas brasileiras já possuem uma boa infraestrutura nesse quesito, mas o problema ainda é notável no segmento de ensino superior.

A maioria das faculdades e universidades brasileiras não são preparadas para lidar com alunos deficientes. No cenário atual, o ensino superior é tão essencial quanto qualquer outro grau inferior, então urge a necessidade de as instituições se atentarem mais a essas questões.

Inclusão digital

Melhorar a infraestrutura tecnológica da escola, melhora a qualidade do ensino e permitir que os alunos tenham mais contato com ferramentas e dispositivos que lhes serão muito úteis em suas vidas profissionais é outro desafio das escolas. Investir em novas tecnologias também se mostra essencial para a gestão escolar.

Estudar essas tecnologias e formas de implementá-las no cronograma de ensino é uma necessidade que poucas instituições de ensino respeitam. O problema é que o setor tecnológico está em constante mudança e nunca para de evoluir, então, quanto mais tempo a gestão escolar demora a se adaptar, mais difícil será aderir a tudo isso no futuro.

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