PUCC compra Maternidade de Campinas e assume gestão; dívidas chegam a R$ 142 milhões
Foto: Arquivo/CBN
A Sociedade Campineira de Educação e Instrução, que é a mantenedora do Hospital e da Universidade da PUC, em Campinas informou, nesta terça-feira, que comprou o Hospital Maternidade de Campinas.
De acordo com informações da instituição, por unanimidade, os associados ao Hospital Maternidade aprovaram a aquisição da instituição pela sociedade mantenedora do Hospital PUC-Campinas e da PUC-Campinas.
Ela já assume os ativos e passivos e a gestão, tudo para obtenção de redução do endividamento dentro do processo de Recuperação Judicial. A incorporação será consolidade após o processo de Recuperação, enfrentado há quase dois anos pela Maternidade.
De acordo com informações do Hospital Maternidade, a instituição enfrenta problemas financeiros desde que perdeu a concessão do uso da exploração do Terminal Rodoviário de Campinas, o que impactou fortemente nas receitas. A instituição centenária tem uma dívida de cerca de R$ 142 milhões.
A situação também foi agravada com a defasagem da tabela SUS, com repasses insuficientes para cobrir os custos e, em 2020, ainda mais, com as consequências da pandemia da covid-19, que provocou a suspensão de todas as cirurgias eletivas, assim como grandes aumentos nos preços dos insumos e equipamentos.
A proposta da instituição, inicialmente, é manter todas as especialidades médicas já oferecidas e acrescentar outras no Hospital Maternidade, mas de forma gradativa.
A nova diretoria é formada pelo presidente, Dom João Inácio Müller, Arcebispo Metropolitano de Campinas e grão-chanceler da PUC-Campinas, pelo vice-presidente, Monsenhor José Eduardo Meschiatti, e pela secretária geral, a advogada Dra. Edna Nyara Couto Cappa.
O Hospital Maternidade de Campinas é responsável por nove mil partos por ano e cerca de 1,9 mil internações por mês, das quais 60% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A quantidade de partos mensais representa, praticamente, a metade de todos os nascimentos ocorridos na RMC – Região Metropolitana de Campinas.
* com informações da Rádio CBN Campinas