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Psicologia do cliente digital: entenda como o ambiente virtual mudou o comportamento dos consumidores

Clientes passaram a ter novos hábitos e atitudes nas plataformas digitais, que são muito mais dinâmicas e possuem maior concorrência

Por Redação

Foto: iStock/ monkeybusinessimages)

Conquistar a atenção de novos clientes exige um cuidado apurado das empresas. A expansão da tecnologia e do mercado digital facilitou a aproximação de marcas e seu público-alvo, mas também aumentou a concorrência. Para que as companhias consigam alavancar suas vendas, é necessário compreender o comportamento de seus consumidores para poder traçar estratégias de divulgação e comunicação mais eficazes.

É inegável o impacto que as mudanças tecnológicas causaram na vida das pessoas. Um de seus maiores efeitos foi a transformação do comportamento dos consumidores, gerando uma nova forma de eles se relacionarem com as empresas. Para que as companhias se adaptem de maneira mais exitosa nesse cenário, novas pesquisas foram realizadas analisando os hábitos dos clientes.

A psicologia do cliente digital é o campo que se preocupa com esse assunto. Nos dias atuais, essa área possui uma grande relevância, ditando estratégias de comunicação e de vendas para atrair consumidores, que estão cada vez mais exigentes. Além disso, a implementação é importante para que as empresas se destaquem mais, considerando que a concorrência aumentou e as lojas passaram a competir com agentes nacionais e internacionais.

Confira quais são as principais ideias para entender e atrair os consumidores no mundo digital:

Comunicação

As palavras têm um grande poder de chamar a atenção das pessoas e atraí-las para conferir os produtos. Quando uma marca divulga conteúdos nas redes, é importante escolhê-las com cuidado. Elas têm poder de remeter a sentimentos como curiosidade, urgência, confiança, desejo, assim como podem aproximar as pessoas e tratá-las de maneira mais humanizada e pessoal.

Entender o problema do cliente

Geralmente, as pessoas não se interessam por produtos por seu estado físico e material. Os consumidores se interessam pelo poder que eles oferecem, a transformação, a solução de um problema que eles possuem no dia a dia. Para vender de maneira eficaz, é preciso entender qual é a dor do cliente e comunicar como seu produto e serviço pode oferecer a solução para essas demandas.

Foco na qualidade

Os clientes estão cada dia mais exigentes. Com o acesso às redes sociais, a troca de informações é muito maior e mais rápida. Um cliente satisfeito com certeza irá relatar a experiência positiva para seus amigos e seguidores nas redes, recomendando os produtos e o atendimento. O inverso também é verdade e pode gerar danos desastrosos para o negócio. Por isso, o foco na qualidade do produto e no serviço deve ser prioridade.

Canais de comunicação e pós-venda

É importante investir na presença online e nas redes sociais para construir uma relação mais próxima com clientes. Além disso, criar canais de comunicação efetivos para que a pessoa consiga relatar problemas ou sugestões, solucionando eventuais incômodos e coletando dados para implementar melhorias. Dessa forma, é possível evitar que uma situação desconfortável venha à tona e saia de controle.

Sites bem elaborados

A maneira mais eficaz de fidelizar o cliente é oferecer uma plataforma bem elaborada. O site deve ser bonito e chamativo, bem organizado e o cliente não deve ter problema para encontrar os produtos, para finalizar compras e encontrar os canais de apoio disponíveis.

É importante que se leve em consideração que uma plataforma maldiagramada ou que não esteja em pleno funcionamento, consequentemente, irá trabalhar contra a efetivação das vendas. Por isso, é importante investir em ferramentas como integradora de marketplace para ajudar na organização de produtos e também em sistemas, layout e artes, para que o acesso seja fluido e o cliente não encontre problemas.

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