Provedor sobre situação do hospital: ‘o que nos preocupa é a possibilidade de um colapso’
Todos os leitos de UTI destinados a pacientes com coronavírus estão ocupados, informou o Emerson Netto
Foto: Lucas Selvati/JI
Da Redação
O provedor da Santa Casa de Misericórdia, Emerson Netto, informou à reportagem da CRN ontem, 14, que os dez leitos de UTI destinados a pacientes com casos suspeitos e confirmados de coronavírus estão ocupados. Ele disse, ainda, que há uma pessoa internada na UTI geral, que se encontra isolada.
Netto disse que toda a equipe do hospital está preocupada e relatou a dificuldade de transferir pacientes para outros hospitais, através das vagas regionais da Central de Regulação Estadual (Cross). “O problema não acontece só em Itatiba, é em toda a região, a situação é preocupante. Estamos nos adaptando, mas vai chegar um ponto em que não haverá mais o que fazer. O que nos preocupa é a possibilidade de um colapso”, afirmou.
Além dos pacientes internados na Santa Casa, 372 pessoas com coronavírus cumpriam isolamento domiciliar até o último domingo, 13, de acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura de Itatiba.
Falta de insumos
O provedor também comentou a falta de materiais em meio à pandemia. Segundo ele, não faltam só respiradores, mas também insumos. Netto relatou que na região de Ribeirão Preto o valor das luvas cirúrgicas aumentou 500%. “A caixa com 100 luvas custava em torno de R$ 8 antes da pandemia, hoje não encontra por menos de R$ 60”, disse.
“A gente está batalhando, correndo atrás para não deixar faltar, mas o cenário é complicado”, afirmou Netto.
Mais leitos
No último dia 8, a Prefeitura de Itatiba informou, em nota divulgada no Facebook, que, “com o aumento do uso de leitos de UTI nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde, através dos drs. Fabio Nani e Carlos Lemes, já trata com a Santa Casa sobre a instalação de mais três leitos de UTI, remunerados e utilizados em caso de necessidade, assim como nove leitos intermediários (com respirador)”.