Provedor confirma demissões e esclarece que não foram por falta de repasse
"O hospital, por responsabilidade, optou por readequar sua estrutura", afirmou Emerson Netto
Da Redação
O provedor da Santa Casa, Emerson Netto, confirmou ontem, 20, durante participação no programa Marcio Dalcin, na CRN, a demissão de 25 funcionários. Ele esclareceu que o ocorrido não se deve à falta de repasse por parte da Prefeitura de Itatiba, como circulava pelas redes sociais. “Uma coisa não tem nada a ver com a outra, isso é uma inverdade”, afirmou.
Segundo Netto, a Santa Casa possui uma prática de aumentar ou diminuir mensalmente o quadro de funcionários e foi o que ocorreu. “O hospital, por responsabilidade, optou por readequar sua estrutura, mas isso não quer dizer que vai faltar atendimento. Hoje, a nossa UTI, maternidade e hemodiálise, por exemplo, estão completas. Reduzimos a nossa estrutura no centro cirúrgico e no pronto atendimento”, disse.
O provedor ressaltou, ainda, que, “foi feita uma ação de preservação porque o hospital trabalha no limite da conta financeira. Se eu tenho uma despesa de R$ 5 milhões e uma entrada de R$ 3 milhões, a conta não fecha (...) não adianta eu assumir um compromisso que não posso cumprir”. “Não é embate político nem perseguição com os colaboradores, houve uma reestrutura, que é feita mensalmente”, acrescentou.
Atendimento
Na última sexta-feira, 17, o provedor conversou com a reportagem da CRN sobre a situação atual da Santa Casa em relação ao coronavírus. Ele afirmou que, atualmente, não há pacientes internados ou isolados por causa da doença.
Questionado sobre os atendimentos, disse que, “estamos com uma taxa de ocupação de 40%, o que é muito baixa para a época. E a média de consultas no pronto atendimento e pronto socorro é de oito mil por mês, hoje, estamos atendendo, mensalmente, de 1,5 mil a 1,7 mil pessoas”. “A maioria está como medo, só vem ao hospital em caso de urgência”, comentou.
Netto disse, ainda, que o hospital possui uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto com dez leitos, com uma taxa de ocupação por outras enfermidades em torno de 80%, portanto, desses dez leitos, oito estão ocupados. Netto ressaltou que, pela quantidade de habitantes, o ideal seria ter, pelo menos, 20 leitos de UTI.
“Nossa UTI é muito limitada para enfrentar uma epidemia. Temos outra unidade para urgência, que a gente já a utiliza com uma taxa de ocupação muita alta, de forma permanente. Estamos estudando enviar uma proposta à municipalidade para a implantação de um novo setor, que possuiria dez leitos para atendimento exclusivo de covid-19”, disse o provedor.
Campanha
Sobre a campanha para aquisição de respirados e insumos, para ajudar o hospital a enfrentar o coronavírus, Netto afirmou que já foram arrecadados, aproximadamente, mais de R$ 140 mil. As doações podem ser feitas através de uma conta da própria Santa Casa, no Banco Santander - agência: 0216; conta corrente: 13.002504-8; CNPJ: 50.199.585/0001-31. As pessoas podem colaborar, ainda, através do site vaquinha.com.
Mais informações podem ser obtidas com o tesoureiro do hospital, David Glina, através do telefone (11) 99929-1312.