Prova de Fraldinhas: Secretaria de Esportes apoia e incentiva retorno da competição que reúne a Família Itatibense
Nas conversas preliminares entre os membros da nova Comissão Organizadora, ficou acertado que a competição para a garotada será realizada em novembro
Da Redação
Neste final de semana, estiveram reunidos, na redação do JI, o secretário de Esportes Marcelo Cyrillo e a profa. Lúcia Manente, como representantes da Prefeitura Municipal, os diretores do Jornal de Itatiba, Mané Massaretti e Robertinho Massaretti, e as colaboradoras e membros da Comissão Organizadora da Prova de Fraldinhas JI, Odete Vedovello e Cida Sanfins.
Trataram das possibilidades do retorno da competição, paralisada em 2018, por questões políticas com a Prefeitura, e que deve voltar a ser realizada, provavelmente em novembro, como parte dos festejos de aniversário de Itatiba, e comemorando o Jubileu de Prata da competição, iniciada no ano de 1995.
Jubileu de Prata
Nas conversas preliminares entre os membros da nova Comissão Organizadora, ficou acertado que a competição para a garotada será realizada em novembro, como parte dos festejos do 165º aniversário de emancipação política de Itatiba.
Também se aventou a importância da comemoração do Jubileu de Prata, da Prova de Fraldinhas JI, iniciada no ano de 1995, com a desativação da Prova Pedestre JI, que contava com várias corridas destinadas às categorias: Infantil, Juvenil, Adultos, Veteranos e Veteraníssimo, para ambos os sexos, e que se tornaram cada vez mais difíceis de serem realizadas, inclusive pelos altos custos da premiação - não havia cobrança de taxas - e até de atletas de alto nível, que exigiam cachês, pagamentos de hospedagem e alimentação para participar.
A decisão final
No ano de 1995, reunidos para tratar do assunto, o presidente da Comissão Organizadora, Mané Massaretti, e o coordenador geral da prova, o saudoso prof. Osmar Zanatta, decidiram desativar a competição, que vinha desde 1977, e implantar a Prova de Fraldinhas JI, para a garotada de três a 14 anos.
Foi um gol de placa dos organizadores, que passaram a incentivar às crianças, e mais do que isso, transformando a competição numa verdadeira Festa da Família Itatibense, pelo comparecimento maciço dos familiares dos “atletas mirins”.
As mudanças de locais
Iniciada no Parque Luís Latorre, os organizadores resolveram transferi-la, inicialmente para a Rua Maria de Lourdes Pântano Scavone - defronte ao Ginásio de Esportes José Boava - e dali para a pista de atletismo do Parque Ferraz Costa, para maior segurança da garotada, por ser um local de apenas uma entrada e saída, onde está até hoje, e que deverá ser mantida.
Além de contar com uma excelente visibilidade para aqueles que querem assistir as competições do alto do Parque Ferraz Costa, agora totalmente revitalizado pela Prefeitura Municipal.