Promoções superam preços: brasileiros buscam ofertas no e-commerce, de acordo com nova pesquisa
O levantamento também evidencia que os consumidores brasileiros preferem cashback e programas de fidelidade como principais benefícios exclusivos
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Uma pesquisa recente da Fiserv, “Carat Insights 2024”, revela um dado interessante sobre o comportamento do consumidor brasileiro no e-commerce: as preferências dos usuários em relação aos meios de pagamento e às compras online. O estudo aponta que as promoções e ofertas (68%) superaram o preço (67%) como o principal motivo para comprar algum produto pela internet.
Descontos e promoções também se destacam como critérios na escolha do método de pagamento, atrás apenas da segurança. Para 87% dos brasileiros, esses benefícios são considerados um atributo importante na hora de efetuar uma transação. Giuliana Cestaro, diretora da Fiserv, enfatiza que oferecer vantagens é uma estratégia eficaz para fortalecer o relacionamento com o cliente.
A tendência indica que os consumidores estão cada vez mais atentos às oportunidades de economizar e buscam marcas com vantagens exclusivas. Para os varejistas, a pesquisa ressalta ser necessário investir em estratégias de personalização e oferecer experiências de compra mais atrativas e convenientes para conquistar e manter seus clientes.
Preferência por benefícios é liderada por cashback e programas de fidelidade
De acordo com um relatório realizado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), em parceria com a Tudo Sobre Incentivos (TSI), o cashback é a recompensa mais atrativa para os consumidores brasileiros. O levantamento mostra que 33% dos participantes preferem receber dinheiro de volta em suas compras, seguido por cupons de desconto (31,5%) e programas de pontos (31,4%).
A pesquisa também sugere um alto índice de participação em programas de fidelidade: 80,9% dos clientes fazem parte de pelo menos um programa. Além disso, 53,6% deles participam de até três iniciativas diferentes, demonstrando a popularidade desse tipo de ação entre os consumidores. Para 83,2% dos entrevistados, os programas de fidelidade contribuíram para melhorar a experiência e a jornada de compra com as marcas.
Entenda qual é a importância do marketplace
Impulsionado através da transformação digital, o setor de e-commerce exige que as empresas busquem novas formas de se conectar com os usuários. Nesse contexto, o marketplace surge como mais uma das possibilidades de compras, com uma série de benefícios tanto para os clientes quanto para os vendedores.
Ele permite que os varejistas ofereçam uma maior variedade de produtos e serviços, ampliando o alcance e atendendo às necessidades de um público mais diverso. Integrar diferentes canais de venda, como lojas físicas, e-commerce e aplicativos, possibilita que os consumidores iniciem uma compra em um canal e a finalizem em outro, de forma prática e intuitiva.