Projetos sobre saúde e denominação de espaços públicos estão na pauta da Sessão desta semana
Foto: Divulgação
A Câmara Municipal de Itatiba realizará sua 158ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira às 17h. Na Ordem do Dia, constam dois projetos, de autoria do Executivo e de vereadores. Confira a pauta dos trabalhos:
Denominação de espaço público
Tramitando na Ordem do Dia pela primeira vez, de autoria do Executivo, está o PL 53/2024. A matéria propõe denominar a sala anexa da Unidade 21 – PSF Alfredo Vaz Pedroso, que abrigará o Banco Municipal de Leite Materno, como "Maria Margareth da Silva Godoy Spineli".
A homenagem é dedicada a Maria Margareth da Silva Godoy Spineli, uma técnica em enfermagem nascida e criada em Itatiba, cuja carreira na área da saúde se estendeu por mais de 25 anos, incluindo atuações em diversos postos de saúde da cidade e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Reconhecida por sua dedicação e cuidado exemplares, Maria Margareth faleceu em 2014 após enfrentar um câncer de mama.
Segundo turno
Retornando à pauta, de autoria do vereador William Soares (Republicanos), o PL 09/2024 propõe a obrigatoriedade de fixar cartazes explicativos sobre a Manobra de Heimlich em estabelecimentos de Itatiba onde há consumo de alimentos. A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros usada para desobstruir as vias respiratórias em casos de asfixia por corpos estranhos, como pedaços de comida.
Os cartazes deverão conter ilustrações passo a passo da técnica para adultos e bebês, o número do serviço de emergência e uma mensagem de utilidade pública. Eles devem ser colocados em locais de fácil visualização. Se um estabelecimento não tiver o cartaz, será notificado e terá trinta dias para se adequar. O objetivo é aumentar a segurança pública e prevenir mortes acidentais por asfixia.