Projeto Vivências reúne idosos de vários bairros da cidade
Foto: Dani Marzano
O jornalista e radialista Mané Massaretti, esteve presente na tarde de quarta-feira, no Centro do Idoso, no Jardim Vitória, proferindo palestra sobre Itatiba, que fez parte do “Projeto Vivências”, da Prefeitura Municipal, através do Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama, Bárbara Zaratini Capeletto de Oliveira.
Na apresentação, Mané questionou os presentes, se eram de Itatiba. Pelo menos 50% responderam que sim, e outros tantos vieram de fora, inclusive de outros Estados. Disse da importância do Projeto Vivências para a socialização das pessoas, que se deslocaram de seus bairros, para vir até o Centro do Idoso, participando desse verdadeiro congraçamento coletivo, para pessoas com 50 anos ou mais. E que inclusive - todos - fizeram parte da “Dança Circular”.
TEMAS TRATADOS
O palestrante relembrou que Itatiba já teve uma Estrada de Ferro, e que contava com as empresas de ônibus dos Irmãos Massaretti e Empresa Fassina, que ligavam Itatiba a São Paulo, Jundiaí, Campinas, Morungaba, Valinhos, Amparo, Bragança Paulista e Louveira. Falou das escolas, entre as quais a de “Dona Mocita” - seria o pré-primário - que ficava na Campos Sales.
As indústrias: Pabreu, Fabril Scavone, Brasileira de Fósforos, Têxtil Scavone, Fosmade, e outras, para as quais os operários entravam às 7h e saiam às 11h e voltavam às 12h30, indo a pé para almoçar em casa. O chamado para a entrada ao trabalho, era feito por “apitos ou sirenes”.
CEMITÉRIO VELHO
Lembrou das igrejas, em que a primeira católica foi a igreja do Rosário, e a primeira protestante, a Presbiteriana, que fica na Rua Comendador Franco. Disse que as crianças iam nadar no Ribeirão Jacaré, focando que foi coroinha, e que eles tinham um time que ia jogar no antigo “Cemitério Velho”, que ficava, onde hoje a Sabesp tem seus escritórios no final da Rua Comendador Franco. Focou sua atuação política tendo sido, vereador, vice-prefeito e prefeito em exercício, substituindo o titular Roberto Lanhoso, e demais assuntos relacionados à política, esportes, rádio, jornais e educação.
DANÇA CIRCULAR
Após a palestra todos foram convidados pela Coordenadora do projeto, Andréia de Oliveira Silva, para que participassem da Dança Circular, ministrada pela Profa. Catarina Ribeiro, juntando-se todos os presentes, inclusive o palestrante Mané, que antes recebeu um Certificado de Agradecimento, por ter feito parte do “Projeto Vivências”.
Ao final todos participaram de uma fotografia geral para a posteridade, com trabalho feito pela fotógrafa e jornalista Dani Marzano.
AUTORIDADES NA ABERTURA
Antes de ser iniciada a palestra, na abertura da 27ª. edição do “Vivências”, estiveram prestigiando o evento; o prefeito Thomas Capeletto, vereadores, Leila Bedani, Hiroshi Bando, Fernandinho Soares, Jr. Ceccon e Rosana Moura (suplente). Usaram da palavra; o prefeito Thomas e os vereadores, Leila Bedani (PSD) e Hiroshi Bando (PSD). Presente o Psicólogo Tiago Villen Meirelles Alves, que também repassou mensagem aos presentes. Trabalharam na retaguarda do evento; Vilma Godoy Fattori, Lúcia Helena e Rosana Moura, do Centro de Convivência do Idoso.