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Por Luana

Projeto Transição visa ajudar crianças a lidar com diferenças entre o Ensino Fundamental I e II

Estudantes podem tirar suas dúvidas em relação aos professores e matérias

Por Luana

Da Redação

      A transição das crianças do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II é uma etapa importante na vida dos estudantes, que precisam desenvolver mais maturidade e disciplina para aprender os conteúdos que serão mais difíceis e, também, aprender a organizar as atividades escolares.

     Em entrevista ao JORNAL DE ITATIBA – Diário, a coordenadora do Ensino Fundamental II do Colégio Objetivo Júnior, Ana Carolina Lanfranchi Mazzutti Sesti,afirmou que, em todo mês de agosto, é realizado o projeto “Transição – Trilhando novos caminhos para o conhecimento” na escola, a fim de minimizar as dúvidas dos alunos e também dos pais, cujos filhos estão no 5º ano.

     Segundo Ana Carolina, “o objetivo é fazer com que os educandos de 9/10 anos, os quais se encontram no 5º ano do Ensino Fundamental I, mostrem suas expectativas e dúvidas em relação ao ano seguinte. Graças a essa exposição, os educandos diminuem suas ansiedades em relação às mudanças que acompanham a passagem para o ano subsequente”.

Preocupações

      A coordenadora explica que o projeto inicia com as crianças expondo as reais preocupações ao passar para o ano seguinte. “Percebi que o problema maior para eles era o número de professores, que aumentaria de quatro (sendo um titular, para as disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências) para dez professores especialistas”.

      A dica da coordenadora pedagógica é ensinar a importância da agenda desde cedo às crianças, para que aprendam a organizar a rotina de estudos. “Para que pudessem conhecer o corpo docente do próximo ano, criamos encontros durante o mês de agosto e os professores desenvolveram dinâmicas diferenciadas para conhecer os seus futuros alunos do 6º ano de 2020. Quanto aos pais, marcamos uma reunião, e ao término do projeto expomos os projetos, apresentamos o corpo docente, a grade curricular e as demais mudanças que acompanham essa transição. Desta forma, encontramos o melhor caminho para tranquilizar pais e filhos e deixá-los felizes para iniciar a nova etapa, no ano seguinte”.

      Ana Carolina lembra que o mesmo projeto acontece com outras turmas, como do 9º ano do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio e do Infantil III para o 1º ano do Ensino Fundamental I. “Nessas transições, realizamos projetos, respeitando sempre as diferenças de idade de cada grupo”, finaliza a coordenadora.

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