Projeto mapeará problemas de visão em crianças do Ensino Fundamental da Rede Municipal
O Projeto Um Novo Olhar oferecerá exames oftalmológicos para quase 6 mil alunos da Rede Municipal de Ensino
Foto: Arquivo-Renato Jr./PMI
A Prefeitura de Itatiba, através do Fundo Social de Solidariedade (FSS), anuncia o projeto Um Novo Olhar, que oferecerá exames oftalmológicos para quase 6 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Em parceria com as secretarias de Educação e Saúde, o projeto vai mapear nas escolas os estudantes com problema de visão.
Por isso, a primeira das três etapas prevê exames oftalmológicos gratuitos em crianças com idade aproximada de seis a 11 anos, que estejam cursando entre o 1º e o 5º ano do Ensino Fundamental, para detectar aquelas que podem ter dificuldade no aprendizado por não enxergarem bem.
Nesta triagem, as que tiverem detectada alguma deficiência visual, como miopia ou estrabismo - que são problemas de visão comuns - seguirão para consulta oftalmológica. Posteriormente, havendo necessidade, aquelas que apresentarem alguma deficiência visual serão contempladas com doação, através do FSS, de óculos de grau para atender a necessidade do aluno. A iniciativa terá início em 2024.
“Mais um programa que vai beneficiar a saúde e a educação de quase 6 mil crianças! Todas as crianças do 1º ao 5º ano da rede pública municipal passarão por este projeto que, com certeza, vai ajudar e muito a nossa população”, disse o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
“Um projeto todo encaminhado para acontecer no começo do ano que vem e beneficiar essas crianças que têm algum problema na visão e que estão estudando na rede municipal. Elas vão participar das três etapas. Às vezes a criança tem alguma dificuldade no aprendizado, não foi diagnosticada e a gente quer se antecipar a isso, justamente para colaborar com a boa notícia que tivemos neste ano, de 3º melhor ensino do País! Queremos sempre manter o nível e melhorar no que a gente puder, além de atender bem a criança, para que possa ter qualidade de aprendizado”, frisou a presidente do FSS, primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira.
Maior rendimento escolar
Na infância, quando a visão está se desenvolvendo, é fundamental proporcionar acesso rápido às consultas oftalmológicas, para que qualquer alteração visual seja prontamente detectada e iniciado o controle e/ou correção através do uso de óculos com o grau necessário.
Com o problema corrigido, o aluno pode ter maior rendimento escolar. Já sem a detecção, a criança pode ter desvantagens no processo de desenvolvimento e aprendizagem, como necessidade de mais tempo para assimilar conceitos, especialmente os mais abstratos; necessidade de estimulação contínua; dificuldade de interação, apreensão, exploração e domínio do meio físico; e desenvolvimento mais lento da consciência corporal.
O projeto Um Novo Olhar contará com parceria na contratação de serviços especializados em oftalmologia para realização de exames nas unidades escolares ou em polos definidos previamente.